Seguro de viagem para Irlanda: guia prático

Para ajudar você, separamos no artigo de hoje um guia prático sobre o seguro de viagem para Irlanda. Confira.

Seguro de viagem para Irlanda: guia prático

Se você vai visitar a Ilha Esmeralda, é bom saber como funciona o seguro de viagem para Irlanda, uma vez que é através dele que você vai poder viajar mais tranquilo, estando protegido caso sofra algum acidente ou adoeça durante a sua visita ao país.

Ainda que para entrar na Irlanda não é obrigatório fazer o seguro para viagens curtas, o mesmo é necessário em virtude dos altos custos da saúde no país.

Se você deseja passar mais de 90 dias no país, porém, o passa a ser obrigatório comprar um seguro de viagem para entrar no país, uma vez que o mesmo faz parte do Tratado de Schengen. Então, se você vai fazer uma viagem para a Irlanda, precisa se informar sobre esse tema.

Para ajudar você, separamos no artigo de hoje um guia prático sobre o seguro de viagem para Irlanda. Confira.

Quando é obrigatório contratar um seguro de viagem para a Irlanda

O seguro de viagem para Irlanda não é obrigatório para turistas que irão ficar por um período de menos de 90 dias no país, entretanto, mesmo nessas condições, é recomendado que você realize a contratação do mesmo.

Isso porque apesar de contar com um sistema de saúde pública, a assistência médica no país não é oferecida gratuitamente.

Para receber atendimento de urgência na Irlanda, por exemplo, você vai ter que pagar cerca de 100 euros por ele e ainda deverá arcar com os custos de medicações e de internação, caso seja necessário.

No caso de quem vá permanecer no país por um período de mais de 90 dias, como é o caso de intercambistas, o seguro de viagem para Irlanda passa a ser obrigatório pelo departamento de imigração irlandês.

O órgão aceita 3 tipos diversos de seguros e para os estudantes que pretendem ingressar no país é necessário comprovar a contratação do seguro, como acontece na maior parte dos países da Europa.

Os 3 tipos de seguro de viagem para Irlanda aceitos são:

  1. O da instituição de ensino onde o estudante irá fazer o intercambio;

  2. Um seguro particular;

  3. Seguro governamental de assistência médica mínima de 25 mil euros.

Se você não contratar o seguro e estiver na condição de turista, você não vai ter problemas para entrar em território irlandês, mas caso você seja estudante, se não tiver o seguro, poderá ser impedido de entrar no país.

Quanto custa o seguro de viagem para a Irlanda

Um seguro de viagem para Irlanda pode ter faixas de preços diversas, a depender da empresa na qual você realizou a contratação do mesmo. Fatores como o tempo de viagem, a cobertura escolhida e a idade do segurado também podem influenciar no valor.

Para uma viagem de 10 dias, por exemplo, o seguro de viagem para Irlanda pode custar a partir de 125 reais e chegar até mil reais.  No caso de uma viagem de 6 meses, entretanto, o valor pode variar entre 1800 e 8 mil reais.

O seguro governamental

Se não quiser contratar uma opção de seguro particular, é possível contratar o seguro de viagem para Irlanda na modalidade governamental, que custa entre 100 e 180 euros. Essa opção poderá ser contratada na escola ou na agência de intercâmbio pela qual você vai viajar.

A cobertura do seguro governamental cobre apenas as despesas médicas de emergência para o atendimento nos hospitais públicos do país.

Esse atendimento não inclui, porém quedas, acidentes, problemas respiratórios, alergias e coisas do gênero. Para esse tipo de atendimento, você deverá procurar um clínico geral e desembolsar entre 40 e 60 euros pela consulta.

O seguro de viagem para Irlanda da modalidade governamental garante o acesso ao sistema de saúde do país, mas não a gratuidade ao atendimento. Além disso, valerá apenas no território irlandês,

Dessa forma, a contratação de um seguro particular pode ser a melhor opção, já que a cobertura será maior e você terá garantia de atendimento médico caso vá visitar outros países europeus durante sua estadia.

O que o seguro particular garante

Um seguro de viagem para Irlanda da modalidade particular garante ao segurado proteção contra riscos de morte acidental e invalidez, além de cobrir atendimentos de urgência e emergência, pelo menos.

Entretanto, você poderá incluir outros tipos de serviços e coberturas caso queira. Lembrando que isso irá influenciar no preço do seguro.

Um seguro de viagem para Irlanda completo, poderá cobrir as seguintes despesas:

  • Despesas médicas em geral;

  • Despesas causadas em caso de extravio ou perda de bagagens;

  • Orientações em casos de perda de documentos;

  • Remarcação de passagens;

  • Presença de alguém da família em caso de doença;

  • Entre outras.

Ainda que o custo de um seguro de viagem para Irlanda possa ser alto, é imprescindível que você contrate o serviço, uma vez que caso você enfrente qualquer problema por lá, você receberá a assistência que precisar.

Como escolher o seguro

Se você quer ter mais segurança para aproveitar as diversas atrações turísticas da Irlanda com tranquilidade, vai precisar contratar um seguro de viagem para Irlanda.

Para fazer isso, o ideal é que você pesquise entra as opções disponíveis no mercado com antecedência e realize a contratação pelo menos uma semana antes da data do embarque.

Os preços podem variar bastante de acordo com a empresa escolhida e a cobertura que você pretende obter, por isso, pesquisar é fundamental para que você não acabe gastando muito mais que o necessário.

Antes de escolher a seguradora, cheque se a empresa possui um número alto de reclamações em sites como o Reclame Aqui, onde os consumidores costumam relatar eventuais problemas com produtos e serviços.

Além disso, dê preferência a empresas que já sejam reconhecidas no mercado e que sejam idôneas.

Agora você já sabe todas as informações de que precisa para contratar um seguro de viagem para Irlanda e pode tranquilamente escolher a melhor opção para você.Se você gostou deste artigo e quer conhecer mais informações sobre a Irlanda e outros países, confira as nossas publicações anteriores e continue também acompanhando as nossas publicações.

Dicas Extras