Imigração Austríaca

Se você considera morar fora do país continue lendo este artigo e saiba mais sobre a Áustria as caraterísticas e cultura do país, as oportunidades de emprego que são oferecidas e também qual o processo e documentação necessária para obter a imigração austriaca.

Como obter imigração Austríaca

Você já deve ter ouvido falar sobre a Áustria, em alemão Österreich, um país europeu com um dos melhores índices de desenvolvimento humano.

A boa notícia é que o país precisa de mão de obra qualificada e está aberto para imigrantes que possam contribuir ao país.

Se você considera morar fora do país continue lendo este artigo e saiba mais sobre a Áustria as caraterísticas e cultura do país, as oportunidades de emprego que são oferecidas e também qual o processo e documentação necessária para obter a imigração austríaca.

Conheça a Áustria

A Áustria é um país que valoriza bastante a cultura dos seus ancestrais, muitos artistas importantes nasceram no país, como o músico Mozart, na ciência vinte pesquisadores austríacos já receberam o premio Nobel. E outros estrangeiros importantes influenciaram a produção do país como os escritores  Bertha von Suttner e Franz Kafka.

O prestigio pela educação e cultura é tida até hoje, a Áustria está classificada em 18º país com a melhor educação do mundo.

No Brasil muitos austríacos migraram em massa a partir do século XVIII e localizaram-se em maioria na região sul.

No entanto raramente vemos pessoas planejando migrar para o país, sendo mais comum uma viagem aos países tidos como mais turísticos da Europa.

A língua oficial e mais falada é o Alemão seguido da língua húngara e da língua eslovena. Que são línguas de seus países vizinhos no qual tiveram e ainda têm grandes influências na história da formação do país, da cultura, da culinária e costumes do povo austríaco.

A economia é bem forte no país, sendo um dos mais desenvolvidos do mundo e com elevado padrão de vida, ou seja, altos salários e também um alto custo de vida.

Ao considerar a imigração austríaca faça um planejamento financeiro e pesquisa bastante antes de alugar uma casa, pois é uma das contas mais caras.

A Áustria é um país encantador agora que você conhece um pouco mais sobre saiba como conseguir sua imigração austríaca.

Processos para imigração austríaca

Para o reconhecimento de cidadania o país só aceita pessoas descentes sanguíneos de austríacos.

Se você não tem direito a cidadania austríaca saiba então como trabalhar no país.

No ano de 2011 o país abriu o visto “Rot-weiss-rot Karte” ou vermelho- branco- vermelho que faz alusão às cores de sua bandeira. Pela falta de mão de obra é permitido o visto aos trabalhadores de países que não pertencem à união europeia e estão aptos a trabalhar nas profissões requisitadas.

É consentido o visto vermelho- branco- vermelho as seguintes categorias:

  • trabalhadores muito qualificados;

  • trabalhadores qualificados em profissões de escassez;

  • outros trabalhadores importantes;

  • trabalhadores autônomos;

  • estudantes e graduados;

Para saber se você está apto a alguma categoria acima, no site da imigração austríaca é possível fazer um cálculo de pontos.

Veja alguns requisitos para cada categoria:

Trabalhadores muito qualificados

Como trabalhador muito qualificado você pode antes de ir ao país requerer o visto de empregador, na categoria D, assim você pode ir ao país em busca de emprego. Se neste período você conseguir um emprego é solicitado o visto vermelho- branco- vermelho.

Para conseguir este visto você precisa calcular seus pontos, disponível no site da imigração, e pontuar 70 pontos de 100.

Outra situação é você já ter a proposta de emprego ainda no seu país de origem e já requerer o visto vermelho- branco- vermelho.

Trabalhadores qualificados em ocupações de escassez

Como cidadão estrangeiro de fora dos países da união europeia é possível requerer o a imigração austríaca para profissões escassas.

Este visto tem validade de 24 meses, você também precisa calcular pontos e marcar 55 pontos de 90.

São 27 profissões definidas como escassas, entre enfermeiros, engenheiros, profissionais na área de tecnologia. A lista está disponível no site da imigração.

 

Outros trabalhadores importantes

Você pode obter a imigração austríaca se sua profissão estiver em falta num caso específico.

Neste caso você deve pontuar 50 pontos de 75, e a empresa deve comprovar que não há um cidadão austríaco para realizar este trabalho.

 

Trabalhadores autônomos em determinadas áreas.

Neste caso para conseguir o visto para imigração austríaca você pode ser um trabalhador independente e abrir um empresa no país.

É necessário investir o valor mínimo de €100.000 ou criar novos posto de trabalhos ou ser um negócio de grande importância para região, principalmente investimentos na área de novas tecnologias. Neste caso não há contagem de pontos.

Imigração austríaca para estudantes e graduados

Vamos ver agora o processo de imigração austríaca se você pretende estudar ou prosseguir seus estudos no país.

É possível fazer graduação e conseguir uma autorização para trabalho, porém ainda não é o visto vermelho- branco- vermelho.

Esta autorização de trabalho ou Beschäftigungsbewilligung é concedida mesmo sem a marcação de pontos

Após os estudos você tem o período de doze meses para conseguir um emprego, com a proposta de emprego você altera seu visto de estudando para o vermelho- branco- vermelho.

Este processo de imigração austríaca também é concedido para os alunos de pós-graduação.

O site da imigração austríaca exige que sejam pagos valor mínimo de € 2.308,50 por mês, além de outros adicionais para poder ser concedido seu visto.

A vantagem de ir como estudante é além de ter o contato com as universidades austríacas o processo de conseguir um emprego se torna mais fácil.

Agora que você já conhece mais sobre Áustria e viu os detalhes para obter a imigração austríaca veja em qual caso seria o melhor para você, e continue acompanhando nossas postagens para tirar mais dúvidas sobre os processos de imigração.

Dicas Extras