Cidadania espanhola por casamento

Vamos tirar suas dúvidas e te mostrar como fazer para solicitar a cidadania espanhola por casamento, confira esse artigo.

Cidadania espanhola por casamento

Ter uma dupla cidadania com certeza poderá te trazer muitos benefícios e para você que se casou com uma pessoa nativa da Espanha será essencial no seu dia a dia.

Depois morado na Espanha durante 5 anos, pode candidatar-se a residência permanente e após 10 anos pode candidatar-se à nacionalidade espanhola, embora existam isenções que permitam a inscrição de algumas pessoas mais cedo, por exemplo, a cidadania espanhola por casamento.

Pensando nisso, vamos tirar suas dúvidas e te mostrar como fazer para solicitar a cidadania espanhola por casamento, confira a seguir.

Você deve escolher residência permanente espanhola ou cidadania espanhola?

A posse de uma autorização de residência permanente a longo prazo da UE permite-lhe permanecer como residente em Espanha, mantendo a sua nacionalidade e passaporte. 

Como residente permanente espanhol você obterá a maioria dos benefícios usufruídos pelos cidadãos espanhóis, contanto que você cumpra certas condições, como poder se sustentar financeiramente. 

Você pode se movimentar pela UE por períodos limitados e por mais tempo com permissão.

Se você se tornar um cidadão espanhol, no entanto, você precisará desistir de sua nacionalidade original e passaporte, a menos que você se qualifique para uma isenção (veja abaixo). 

Você desfrutará dos mesmos direitos que outros cidadãos espanhóis, além de se tornar um cidadão da UE com liberdade de movimento em toda a UE.  Você também pode votar nas eleições europeias.

 

Como pedir residência permanente em Espanha?

Uma vez que você tenha vivido legalmente na Espanha por 5 anos ininterruptos, os cidadãos não pertencentes à UE podem solicitar uma autorização de residência de longo prazo na UE. 

Uma autorização de residência de longa duração permite-lhe permanecer em Espanha por tempo indeterminado.

Você tem que provar que tem recursos financeiros adequados para fornecer para você e sua família como; pensão, bolsa de estudos ou salário e prova de seguro de saúde público ou privado com uma empresa autorizada a operar na Espanha.

Você também pode ser solicitado a enviar:

  • Um passaporte válido;

  • Prova de residência legal em Espanha, por exemplo. um contrato de aluguel de longo prazo ou recibos para aluguel;

  • Certificado de registo criminal emitido pelas autoridades do seu país de origem;

  • Atestado médico ( certificado médico ), nos casos em que o requerente não apresentá-la ao se aplicar para residência temporária;

  • Prova de que a assistência médica é garantida durante a sua residência em Espanha;

  • Certidão de casamento ou divórcio ou outros documentos relacionados ao seu estado civil (traduzido para o espanhol, se necessário);

Quando você tem essa permissão, você pode trabalhar livremente e desfrutar de serviços e benefícios sociais na Espanha. 

Em geral, você pode se deslocar entre outros estados membros da UE por até três meses e mais, para determinados fins, se tiver permissão para fazê-lo.

Se você tiver um Cartão Azul de outro Estado membro da UE e tiver vivido em outro lugar na UE pelo mesmo período, isso também lhe permitirá residir a longo prazo na Espanha, desde que você tenha vivido por dois anos na Espanha antecipadamente.

Se possuir uma autorização de residência de longa duração concedida por outro estado membro da UE e pretender permanecer em Espanha, terá de renunciar ao seu estatuto de residente de longa duração no outro país e solicitar uma autorização de residência de longa duração da UE.

Como obter a cidadania espanhola?

Você pode solicitar a nacionalidade espanhola após 10 anos de residência na Espanha. Você também pode adquirir a nacionalidade espanhola por casamento ou nascimento, mesmo que você ou seus pais espanhóis tenham nascido fora da Espanha.

Você também será obrigado a provar que é um 'bom cidadão' - financeiramente estável sem antecedentes criminais - e ser considerado pelas autoridades como tendo um grau 'suficiente' de integração na sociedade espanhola, por exemplo, podendo falar espanhol e espanhol. participando de atividades sociais que fazem parte do modo de vida espanhol.

Você tem que se inscrever no Registro Civil, onde você mora na Espanha. Você precisará levar os documentos comprovativos necessários para o seu pedido de cidadania espanhola.

Você pode solicitar a cidadania espanhola se tiver 18 anos ou mais, 14 anos ou mais com assistência jurídica ou o responsável legal de uma pessoa com menos de 14 anos.

Como funciona as isenções das regras de 10 anos?

Os refugiados só esperam cinco anos e os nacionais dos países hispano-americanos, Andorra, Filipinas, Guiné Equatorial, Portugal e os de origem sefardita só têm que esperar dois anos. 

O período exigido de residência para a cidadania é de apenas um ano se você nasceu na Espanha para residentes estrangeiros legais, casado com um espanhol, viúvo de um espanhol ou com um filho ou neto (mesmo que nascido fora da Espanha) de um cidadão espanhol de nascimento ou residência.

Casar-se com um cidadão espanhol lhe dará o direito de aplicar e obter a cidadania espanhola por casamento depois de residir um ano na Espanha. Isso significa que, no momento da solicitação da cidadania espanhola, você tem que provar que residiu legalmente na Espanha por pelo menos um ano.A residência na Espanha será concedida automaticamente porque você é casado com um cidadão espanhol, embora o procedimento leve pelo menos 3 meses. O pedido de cidadania espanhola por casamento é feito através do Registro Civil do local do seu domicílio (entendido como seu domicílio matrimonial) ao Ministro da Justiça:Os requisitos são os seguintes para solicitar a cidadania espanhola por casamento:

  • Certidão de nascimento;

    • Certificado de registro criminal emitido pelas autoridades do seu país de origem;

    • Certificado de registo criminal emitido pelas autoridades espanholas;

    • Certificado de domiciliação na Câmara Municipal do município onde você vai morar;

    • Documento justificando o tempo gasto na Espanha com a residência legal;

    • Se casado com um cidadão espanhol, certidão de casamento emitida pelo correspondente Registro Civil;

    • Certidão de nascimento do cônjuge espanhol;

Uma vez que sua inscrição tenha sido aprovada para a cidadania espanhola por casamento, você terá que fazer uma declaração juramentada de lealdade à Constituição espanhola.Com relação ao tempo que leva, depende da época do ano, mas você pode esperar ser convocado para fazer a declaração dentro de 3 a 5 meses após a apresentação da documentação.

Agora você já sabe como solicitar a cidadania espanhola por casamento e só providenciar as documentações necessárias. Continue acompanhando nossas postagens sempre trazemos novidades e curiosidades para você.

Dicas Extras

Como solicitar a cidadania espanhola por casamento?