Um Intercâmbio na Irlanda e uma boa sorte

Um Intercâmbio na Irlanda e uma boa sorte

A Irlanda é um lugar lindo e encantador, considerada um dos países com muitas oportunidades na Europa, fazer um intercâmbio na Irlanda irá lhe proporcionar chances de crescer profissionalmente e intelectualmente.

Na Irlanda é possível trabalhar, aprender inglês e aprimorar o que já sabe com curso de inglês, tendo a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e extremamente hospitaleiras e quem sabe até não tem a sorte de encontrar um duende com seu pote de ouro no fim de um arco-íris.

Os destinos de intercâmbio para a Irlanda são magníficos, nesse artigo vou lhe contar um pouco sobre esse maravilhoso país e sua cultura, juntamente com as oportunidades que você poderá encontrar ao viajar para lá e fazer um intercâmbio.

Nesse artigo vou lhe contar um pouquinho sobre esse país maravilhoso, sua história, cultura e algumas dicas para que você consiga fazer o tão sonhado intercâmbio na Irlanda.

Um país extremamente receptivo

Diferente de muitos países, para ir para a Irlanda você não vai precisar de um visto antecipado, tenha em mãos seu passaporte válido, esteja matriculado em curso de inglês com duração mínima de 25 semanas e lhe será concedido um visto de 8 meses e não se esqueça de reservar suas passagens aéreas.

Ai você deve estar pensando “eu vou precisar trabalhar durante o meu intercâmbio na Irlanda, será possível?”

Fique tranquilo, trabalhar na Irlanda será muito fácil, os irlandeses são um povo muito amistoso, e eles admiram a força de vontade dos brasileiros no quesito trabalho, e pelo fato de sermos flexíveis e animados, a valorização fica ainda maior para estudantes brasileiros ao procurar um emprego durante o intercâmbio na Irlanda, sem contar que ganhará em euros.

Tenha em mãos o seu currículo em inglês, coloca um sorriso no rosto e mostre muita educação e disposição.

Durante o período de intercâmbio na Irlanda você poderá trabalhar 20 horas semanais enquanto estuda, e ainda ganha mais 8 semanas para trabalhar no período de férias, nesse período poderá trabalhar até 40 horas por semana.

O período de férias na Irlanda ocorre nos meses de maio, junho, julho e agosto, e também do dia 15 de dezembro até 15 de janeiro. Não posso me esquecer do detalhe que quando o intercambista completa 8 semanas de estudo, ele pode pedir o período de férias também.

A questão de valores dependerá de qual opção você desejar, por isso procure uma agência de confiança para lhe oferecer o melhor serviço.

Existem alguns tipos de intercâmbio na Irlanda que você poderá fazer que seja voltado para negócios, intensivo, preparação para exames e vestibulares, focados em interesses pessoais de cada intercambista.

As acomodações destinadas aos intercambistas são casas de família, apartamento, alojamento infantil.

Principais universidades da Irlanda

As faculdades da Irlanda consistem em especializar seus alunos no ensino superior, com faculdades especializadas, onde oferecem apenas uma área de estudos, e possuem também institutos de tecnologia e muitas variedades em cursos vocacionais, como hospitalidade, saúde, farmácia, marketing, mídia, entre outros.

Na Irlanda, as principais universidades são, University College Dublin, Trinity College Dublin, University College Cork, National University of Ireland, Dublin City University.

A Trinity College Dublin foi fundada em 1592, é uma das mais antigas do mundo, sendo apenas alguns anos mais nova que o nosso país, o Brasil. Essa instituição foi reconhecida como a principal universidade de ensino superior entre as universidades da Europa.

Nos dias atuais, cerca de 17 mil estudantes se graduam e pós-graduam  na Trinity College Dublin. Os cursos oferecidos pela instituição de ensino são Ciências da Saúde, Artes, Humanidades, Matemática, Engenharia e Ciências.

Sorte ou crença?

A Irlanda é muito conhecida por alguns amuletos da sorte e alguns símbolos, como por exemplo, o trevo de quatro folhas, quem nunca se pegou procurando um trevo? Ou então quando vê um arco-íris e já pensa, “será mesmo que no fim dele tem um pote de ouro?” Mas você sabe qual é a real história do trevo e seu significado na Irlanda? Vamos para algumas curiosidades e crenças desse país magnífico.

O shamrock como é chamado na Irlanda é o famoso trevo, como chamamos aqui no Brasil, durante o seu intercâmbio na Irlanda por todos os lados que olhar verá o shamrock, não é a toa que se tornou um símbolo da Ilha Esmeralda quando São Patrício adveio às terras irlandesas para pregar e ensinar o catecismo usou o trevo para explicar a Santíssima Trindade aos irlandeses, onde até então eram pagãos.

Ao andar pelas ruas da Irlanda você verá o trevo por todos os lados e estampado também, em roupas e jóias.

A harpa de Brian Boru é um dos símbolos mais importantes para os irlandeses, provavelmente ela passou a ser usada por Brian Boru quando se tornou rei e foi proclamado como o Grande Rei de toda a Irlanda, entre os anos 976 e 1002.

Ela é um símbolo importantíssimo para a sociedade irlandesa, pelo fato de que a mesma acompanhou o rei Brian Boru em todas as suas batalhas e em todas, ele foi vitorioso fazendo então da harpa seu amuleto da sorte e sendo assim importante para a Irlanda toda, sendo estampada em muitos lugares.

Durante o seu intercâmbio na Irlanda, um passeio interessante a se fazer é ir até a biblioteca da Trinity College Dublin para visitar a harpa de Brian Boru que se encontra em exposição.

Se você já “perseguiu” um arco-íris para tentar achar seu fim e juntamente com ele um pote de moedas de ouro, provavelmente você tem um pouquinho da cultura irlandesa.

Os Leprechaun de acordo com a lenda são duendes guardiões de vários tesouros e são criaturas mágicas que podem usar seus poderes mágicos tanto para o bem quanto para o mal.

De acordo com a cultura folclórica o leprechaun ou duendes tem uma mania de esconder potes de ouro no fim dos arco-íris, mas o segredo para achar esses potes de ouro está em ver um duende antes de ver o pote de ouro, contudo assim como um bom irlandês os duendes gostam de muita simpatia e educação, então não se esqueça de ser simpático, pois essa será a única forma de conseguir o tão almejado tesouro.

Caso você não consiga ver um leprechaun durante o seu intercâmbio na Irlanda, é só ir a muitas das lojas de recordação e comprar um com um pote de ouro incluso.

Uma capital contemporânea em um cenário vintage

Não poderia terminar esse artigo sem falar da capital desse país maravilhoso, Dublin.

Assim como toda Irlanda, Dublin é uma cidade maravilhosa, encantadora, jovem e culturalmente diversificada, mas além do toque cosmopolita ainda lembra uma cidade de interior.

Andar pelas ruas de Dublin é se imaginar em um cenário com mais de 4 mil anos, e ainda assim você não consegue imaginar por tudo que esse lugar passou, historicamente e culturalmente falando, existem muitos castelos e construções medievais que irão te deixar mais apaixonado ainda pelo seu intercâmbio na Irlanda durante sua estadia.

De toda a Europa, a Irlanda é a terceira maior ilha com cerca de 4,8 milhões de habitantes e um território total de 70.285 km², recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano.

Sendo muito vantajoso para quem deseja fazer um intercâmbio na Irlanda o custo de vida é mais baixo em comparação a outros lugares da Europa.

Agora que você sabe um pouco sobre esse país encantador, é só arrumar as malas e partir atrás do seu pote de ouro no fim do arco-íris.

Faça uma boa viagem e tenha uma boa sorte!

Brasão.png

Informações gerais

Nome: Republica da Irlanda.

Gentílico: Irlandesa.

Brasão: 

Capital: Dublin.

Língua oficial: Irlandês e inglês (oficiais) e gaélico.

Governo: Republica parlamentarista.

População: 4,8 milhões de habitantes (estimativa 2018).

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,938 (Pnud 2017) - índice de desenvolvimento humano muito alto.

Expectativa de vida: 81,6 anos.

Alfabetização: 99,8%.

Moeda: Euro.Site oficial: https://www.ireland.com/