Top 10 Dificuldades de um Intercambista na Irlanda

10 Dificuldades de um Intercambista na Irlanda

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos jovens. É um momento em que nos abrimos para novas experiências, lugares, pessoas e idiomas. Nutre-se expectativas de como será através do que parece ser em filmes e series. Porém a realidade nem sempre é a mesma que esperamos. Em um intercâmbio também encontramos dificuldades de adaptação. Pois afinal, estamos não somente longe de casa, mas longe da nossa cultura habitual, idioma nativo, clima e até mesmo costumes. Isso pode causar um choque de realidade nas pessoas.

Listaremos aqui algumas dificuldades que um intercambista pode sentir ao ir para a Irlanda. Não é com para desanimar ninguém e sim para já prepara-los para o que possivelmente encontrarão. Assim poderão se preparar melhor. Confira:

A busca por um teto para morar

A busca por acomodações na Irlanda é semelhante a um processo seletivo. Isso mesmo que você leu. O proprietário faz contato, marca entrevista e analisa quem quer ser inquilino. Não desanime se você ouvir um “não”. Continue procurando. Pois isso é bem comum.

Dependendo da localidade que escolher, os alugueis serão mais altos mesmo que o apartamento seja pequeno e não valha tudo isso. Por exemplo em Dublin. A cidade tem um custo de vida mais elevado e recebe muitos visitantes. Logo é mais complicado alugar com condições mais justas.

Alimentação

A alimentação é um assunto delicado para todo lugar onde você poderá ir. Pois depende do gosto de cada um. Isso é muito individual. Devido a isso, adaptar-se à alimentação do local é um processo gradual. Você tem que ir com calma e aos poucos experimentando os pratos. Claro que quando puder fazer em casa, é possível reproduzir um pouco da comida brasileiro. Porém em uma rotina corrida fica mais difícil então o jeito é aceitar o que vier. Pesquise sobre os costumes gastronômicos da Irlanda e já vai se preparando.

O frio extremo

O nosso país é em sua grande parte com clima tropical e quente. O frio que enfrentamos aqui não se compara ao que você enfrentará na Irlanda. Lá as temperaturas são bem baixas. Não compre roupas no Brasil para isso. Leve as suas roupas de frio que já possui e compre lá. Pois o que vende aqui não serve para o frio que é na Irlanda. Não desanime por isso. Apenas prepare-se.

Custo de vida

O custo de vida da cidade escolhida para o intercambio tem que ser bem pensado e planejado. Não é por que é outro país que necessariamente será mais barato que o Brasil. Tenha em mente escolher e planejar-se contando com imprevistos que podem ocorrer no percurso. Dublin é uma das cidades na Irlanda com custo alto de vida devido ser a capital do país e também recebe muitos turistas. Já cidades como Galway, Waterford e Sligo possuem um custo mais baixo de vida.

Língua 

Por mais que você saiba o idioma necessário para morar na Irlanda e sinta-se preparado para isso, entenda que nada como enfrentar a realidade do lugar. Você irá cair de paraquedas em um local que está em movimento e rotina todos os dias. Nem todos tem paciência com estrangeiros e explicarão tudo certinho. Então esteja pronto para possíveis barreiras linguistas. Invista mesmo em estudo do idioma também. Além disso tem as gírias que não são ensinadas nas escolas. Isso pode dificultar a interação. Informe-se bem e não tenha medo de perguntar e tentar ao máximo.

Burocracia bancária

Já houveram algumas fraudes e problemas relacionados a estrangeiros na Irlanda nessa área. Por isso o país implementou um rígido e restrito processo para abrir uma conta bancária. Informe-se bem a respeito para evitar dores de cabeça. Muitas pessoas sofreram com isso, pois a mudança foi repentina e muitas agências de intercambio não tinham ainda sido informadas. Busque informar-se bem sobre tudo, não somente nessa questão.

Fuso-horário 

Dependendo do lugar que você escolher o fuso-horário pode pesar bastante na sua adaptação. Pesquise quantas horas de diferença e já vai preparando sua mente para essa realidade. O horário da Irlanda está três horas na frente do Brasil. Ou seja, se aqui é 12h lá é 15h. Pode parecer pouco mas somente nesses dois horários citados já afeta o corpo e a rotina. Enquanto você almoçaria, eles estão comendo um lanche, pois já o meio da tarde. Pense nisso na hora de dormir. Quando for 22h você estará com sono como se fosse 1h da manhã no Brasil. Esse pode ser uma dificuldade que encontrará porém com o tempo seu corpo se adapta.

Encontrar muitos brasileiros

Na hora de pesquisar um destino para seu intercambio, veja se esse destino não é escolhido por outros brasileiros com frequência. Pois se você quer mesmo aprender a falar o idioma de onde está indo morar é necessário que não haja tantos brasileiros ao seu redor. Por mais que seja difícil no início somente falar com nativos do lugar, é o melhor caminho.

País conservador

A Irlanda é um país conservador. Alguns temas como, por exemplo, religião e homossexualidade não são falados com profundidade. Afinal é um país muito católico. Ainda possuem escolas só para meninos e outras para meninas. Pois as escolas são em maioria dirigidas por instituições católicas. Como em todo país, infelizmente, é possível ver casos de mulheres que ganham menos que o homem exercendo a mesma função também.

Saudade

A saudade é presente independente do lugar para onde você vá no mundo. Por mais que você se cerque de amigos no novo país sempre sentirá falta da sua família e amigos. Porém supere isso sabendo que eles estão torcendo pelo seu sucesso. Também tenha em mente que é por um curto tempo que fará total diferença na sua vida daqui para frente.

Adaptar-se a um novo país é sempre complicado. Pois te instiga a siar completamente da sua zona de conforto. Não desista por isso. Afinal, faz parte dessa experiência que se tornará marcante em sua vida. Espero ter te deixado a par das principais dificuldades para te ajudar a se preparar para tudo que vai encontrar e assim ter uma intercambio mais prazeroso. Até a próxima!

 

Dicas Extras