Saiba você tem direito a cidadania espanhola?

Muitos desejam ter o direito pela cidadania espanhola porque a Espanha possui um dos menores custos de vida comparados com outros países europeus e além do clima agradável o ano todo. A região de Blanca do Sul, por exemplo, tem uma média de 320 dias de sol por ano.

Cidadania Espanhola

Resultado de imagem para cidadania espanhola?

Muitos desejam ter o direito pela cidadania espanhola porque a Espanha possui um dos menores custos de vida comparados com outros países europeus e além do clima agradável o ano todo. A região de Blanca do Sul, por exemplo, tem uma média de 320 dias de sol por ano.

Independente do seu objetivo como: trabalhar ou estudar ou morar, a Espanha é uma ótima escolha, mas o importante é buscar a sua legalidade no país.

Não importa se você é mora na Espanha há muitos anos ou se está pensando em se mudar pela primeira vez, há muito que se saber quando se trata dos obstáculos e das complexidades de conseguir a cidadania espanhola, mas com certezavale a pena conquistá-la.

Para te ajudar a atingir seu objetivo de conseguir a cidadania espanhola, preparamos para você alguns passos essenciais, confira.

Formas de obter uma cidadania espanhola?

A maneira mais fácil de conseguir a cidadania espanhola é através de seus pais. Um processo no qual você pode se qualificar por origem ou nascimento e não requer um período de residência.

Você é considerado de origem espanhola e pode candidatar-se à cidadania por “opção” se tiver uma mãe ou pai espanhol, se for menor de 18 anos e for adotado por um espanhol ou maior de 18 anos e tiver foi adotado por um espanhol nos últimos 2 anos.

Além disso, se você nasceu na Espanha para pais estrangeiros ou se pelo menos um dos pais também nasceu na Espanha (exceto filhos de diplomatas e cônsules credenciados na Espanha),

Você pode optar pela cidadania espanhola por nascimento. O mesmo se aplica se você nasceu na Espanha para pais estrangeiros cuja identidade é desconhecida ou o país de origem é indeterminado ou se a nacionalidade dos pais não puder ser legalmente repassada a você.

Quais etapas eu preciso tomar antes de solicitar a cidadania?

Uma vez que você tenha vivido legalmente na Espanha por cinco anos ininterruptos, os cidadãos não pertencentes à UE podem solicitar uma 'autorização de residência de longo prazo na UE'.

Uma autorização de residência de longa duração permite você permanecer na Espanha por tempo indeterminado ou de outra forma, nas mesmas condições que os cidadãos espanhóis.

Você tem que provar que tem recursos financeiros adequados para fornecer para você e seus dependentes como: pensão, bolsa de estudos ou salário e prova de seguro de saúde público ou privado com uma empresa autorizada a operar na Espanha.

Se você estiver solicitando residência permanente na Espanha, provavelmente será solicitado que você envie os seguintes documentos que devem ser traduzidos para o espanhol:

  • Passaporte válido;

  • Prova de residência legal em Espanha (receita de aluguel ou contrato de arrendamento);

  • Certificado de registro criminal emitido pelo autoriza em seu próprio país

  • Prova de que a assistência médica é garantida durante a sua residência em Espanha (isto é, cobertura de seguro de saúde);

  • Certificados de casamento ou divórcio ou outros documentos relacionados ao seu estado civil;

Os candidatos à cidadania espanhola também serão obrigados a provar que são "bons cidadãos" - financeiramente estáveis ​​e sem antecedentes criminais e devem ser considerados pelas autoridades como tendo um grau "suficiente" de integração na sociedade espanhola. 

Como posso solicitar cidadania?

Aqueles que solicitam a cidadania espanhola por meio de residência preencherão o formulário de inscrição e o submeterão ao Registro Civil Espanhol (Registro Civil) mais próximo de sua residência. Se um candidato reside fora da Espanha, ele pode se inscrever no consulado espanhol mais próximo.

Os candidatos à cidadania espanhola precisarão da seguinte documentação e materiais:

  •  Formulário de inscrição preenchido;

  • Um original e uma fotocópia de um TIE válido (tarjeta de identidade de estrangeiro);

  • Um original e fotocópia do seu passaporte é necessária uma cópia de cada uma das páginas;

  • Sua certidão de nascimento, impressa nos últimos 90 dias com uma tradução juramentada anexada, se emitida em um idioma que não seja espanhol. Ambos os documentos precisarão ser legalizados;

  • Um certificado de antecedentes criminais ou verificação de antecedentes de seu país de origem - impresso de antecedentes penais / certificado de antecedentes, impresso nos últimos 90 dias com uma tradução juramentada anexa e ambos os documentos legalizados;

  • Certificado de registo criminal espanhol, impresso nos últimos 90 dias;

  • Sua certidão de casamento, caso seja casado;

  • Certificado de registro governamental / certificado de empadronamento, impresso nos últimos 90 dias;

  • Um certificado DELE mostrando um mínimo de CEFR A2 em espanhol (não um requisito para candidatos cuja língua nativa é o espanhol);

  • Um certificado de exame CCSE ou exame de concocimientos constitucionais e socioculturales, que é um exame de múltipla escolha de 25 perguntas que testa o conhecimento geral da cultura e das leis espanholas;

  • Prova de pagamento da aplicação de 100 € via modelo 790 código 026

A taxa para processar uma candidatura de cidadania espanhola pode variar entre 60 e 100 euros. Se o seu pedido for rejeitado por qualquer motivo, a taxa não é reembolsável.

Quanto tempo demora o processo?

As inscrições podem ser feitas inteiramente on-line usando a Sede Eletrônica do governo espanhol ou pessoalmente em seu Registro Civilcorrespondente. A maioria dos registros civis exige uma entrevista para entregar a documentação.

O governo não tem prazo definido para resolver os pedidos de cidadania espanhola. Como se costuma dizer na Espanha, “espere que seu pedido seja processado em ‘tempo espanhol’, isso pode significar até 8 meses”

Posso ter dupla cidadania?

A menos que você seja de um país hispano-americano, você terá que renunciar à sua nacionalidade anterior para conseguir a cidadania espanhola. Judeus e descendentes, no entanto, têm o direito de manter sua cidadania original, enquanto desfrutam de dupla nacionalidade.

Os países hispano-americanos incluem: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

.Agora você já está preparado para solicitar sua cidadania espanhola, basta seguir as orientações que informamos neste artigo para desfrutar do seu direito. Continue acompanhando nossas postagens porque sempre trazemos novidades.