O Que É Uma Startup? 5 Dicas Que Você Precisa Saber

Olá, você já deve ter ouvido falar em Startup por aí, correto? Mas você sabe o que é uma Startup?

Bom, vamos lá…

O que é uma Startup?

Tudo começou durante a época que chamamos de “bolha da internet“, entre 1996 e 2001.

o-que-e-uma-startup

A Princípio, esse termo usado nos EUA há várias décadas. Porém, só na bolha ponto-com o termo“startup” começou a ser usado por aqui.

Dessa forma, o termo abrangia um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro.

Além disso, startup sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.

Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup.

Fonte: https://exame.abril.com.br/pme/o-que-e-uma-startup/q

Como Criar Uma Startup?

o-que-e-uma-startup

Antes de mais nada, imagine entrar em uma reunião de negócios e perceber que, por causa de uma crise de tempo, você sabe pouco sobre os executivos da empresa com quem você está prestes a falar.

Amy Chang , que já liderou os esforços de relatórios e medição de anunciantes do Google, incluindo o Google Analytics, enfrentou esse desafio várias vezes. 

Ela finalmente decidiu procurar sua própria solução. Recentemente, ela lançou o Accompany , uma startup que busca ser seu “chefe de equipe virtual”.

Como Criar uma StartUp - Accompany

Assim, é possível acompanhar as informações dos e-mails, calendários, mídias sociais e feeds profissionais das pessoas com quem você está se encontrando para fornecer as informações mais importantes sobre elas.

Nesse contexto, o que torna o aplicativo único é que, embora seja baseado em dados, ele é decididamente centrado no ser humano.

Chang pode ter experiência em análise, mas entende a importância de uma empresa construída em torno das necessidades humanas.

Mas por que estou te contando essa história? Você deve estar se perguntando.

Estou te contanto tudo isso porque ela compartilhou suas cinco principais dicas sobre como criar com sucesso uma startup de tecnologia baseada em relacionamentos centrados nas pessoas.

Então, se liga nessas dicas:

1. Encontre uma maneira de corrigir um problema que você vê em primeira mão.

o-que-e-uma-startup

Chang teve a ideia da Accompany quando foi acusada de tentar vender o Google Analytics Premium a executivos de alto nível da empresa. 

Chang muitas vezes se sentiu sobrecarregada ao tentar acompanhar todas as pessoas que encontrou.

“Eu estava entrando em uma sala de 20 executivos da Intel e tentando vender a eles um software de US $ 150 mil”, disse Chang.

Ela teria apenas informações suficientes para saber que ela estava dolorosamente desinformada, mas não teve tempo para fazer a pesquisa em cada pessoa de antemão.

Depois de ser flagrada por grandes mudanças nas organizações com as quais estava lidando, Chang decidiu investigar a criação de um serviço que ajudasse pessoas como ela que precisassem de um “chefe de equipe” móvel.

“Eu queria muito que alguém estivesse lá para ajudar a me preparar e me dizer essas coisas”, explicou Chang. ” Quando saí do Google , decidi construí-lo!”

2. Não deixe que o medo do fracasso o impeça de Criar uma StartUp

o-que-e-uma-startup

Não importa quão boa seja a sua ideia, ou o quanto eles acreditam no que você está fazendo, todo mundo vai ter momentos de pânico e medo do fracasso . De acordo com Chang, isso é perfeitamente normal.

“Eu definitivamente tenho aqueles momentos em que eu acordo no meio da noite com medo de falhar”, disse ela. 

“Eu acho que todo mundo faz. É totalmente normal ter medo, mas você não pode deixar que isso te impeça de tentar”.

“Confie em seu instinto “, Chang aconselhou. Se há uma ideia que você não pode parar de pensar, não a ignore, mas não apresse também. Tome seu tempo e faça o certo

Dessa forma, deixe sua mente trabalhar sobre a ideia e descobrir o que você acha tão atraente.

“O Accompany foi fundado em 2013 e agora estamos indo para o beta porque aproveitamos para construir a plataforma de dados e a camada de inteligência”, disse Chang.

3. Aprenda com os marmanjos e construa sua Startup.

o-que-e-uma-startup

Para Chang, trabalhar no Google por sete anos provou ser uma ótima oportunidade para aprender e crescer

Assim, durante seu tempo lá, ela aprendeu a escalar para uma quantidade enorme de crescimento.

“A experiência me empurrou maciçamente para continuar pensando maior”, disse Chang. 

Enquanto no Google, ela enfrentou desafios sobre a rápida mudança de infraestrutura e planejamento de limitações.

Mas ela aprendeu outras lições também. “Também aprendi a confiar nas pessoas e assumir riscos “, continuou ela. Para Chang, isso significa confiar nas pessoas que você contrata e dar espaço às suas ideias para respirar.

“Deixei o Google porque queria construir algo que fosse fiel à minha visão do zero”, disse Chang. “E para um produto como o Accompany, eu sabia que queria que fosse o único foco para a equipe, não um produto entre muitos, muitos outros.”

4. A tecnologia deve melhorar a interação humana.

o-que-e-uma-startup

Os humanos devem estar sempre no centro da equação ao desenvolver a tecnologia . E ajudar os humanos a interagir com mais sucesso está no coração do que Chang espera alcançar.

De fato, de acordo com a “Wired” , a comunicação com os Millennials exige que projetemos as tecnologias de amanhã.

“Acompanhar não é precisamente tirar a humanidade do relacionamento. É sobre colocá-lo de volta”, disse Chang.

“Não estamos no negócio de automatizar relacionamentos. Nós não queremos eliminar a interação humana com a nossa Startup.

Ao contrário, queremos torná-la mais significativo ajudá-lo a se conectar com as pessoas, ajudando-o a entender o contexto de suas interações.”

De acordo com Chang, “isso ajudará você a entender a melhor maneira de abordá-los quando se sentar para a reunião”.

5. A tecnologia na Startup é uma tendência importante.

o-que-e-uma-startup

Essa necessidade de tecnologia centrada no ser humano é um grande motivo pelo qual os aplicativos de gerenciamento de relacionamento são uma tendência importante. 

Chang prevê que a tecnologia que dá a você o contexto humano será fundamental para o sucesso .

O resultado é que a tecnologia deve ser “centrada em você”, oferecendo valor confiável e economia de tempo.

Assim, “A chave é fornecer valor em todas as interações”, disse Chang. “Se por cada minuto que eu fizer, ganho 10 horas de valor, e o serviço está sempre cuidando de mim, sempre me poupando tempo, sempre me ajudando a ter a melhor aparência, esse é o tipo de serviço que as pessoas vão querer usar.”

Para concluir, nesse artigo vimos um estudo de caso, sobre a Startup Accompany e sua CEO Amy Chang. Nesse contexto, ela cita 5 passos fundamentais antes de você criar uma Startup.

Aliás, o ponto crucial é que você deve entender esses 5 passos tomar cuidado para não estar indo na direção contraria de uma Startup.

Lembre-se você é um Startup, portanto seu foco é diferente das empresas convencionais.

Vou ficando por aqui. Sucesso!