Idiomas no Canadá e Curiosidades

Veja no artigo de hoje um pouco mais sobre os idiomas no Canadá, bem como outras curiosidades sobre o país. Confira.

Idiomas no Canadá e Curiosidades

Além do inglês e do francês, outros idiomas no Canadá são falados pelos seus habitantes, como o chinês, o italiano, o alemão, o punjabi, o espanhol, o árabe e o português.

Essas línguas, apesar de não serem consideradas oficiais, são consideradas por diversos canadenses como sua língua materna. Considerado o segundo país em extensão territorial do mundo, ficando atrás apenas da Rússia, o Canadá também conta com diversas outras curiosidades.

Veja no artigo de hoje um pouco mais sobre os idiomas no Canadá, bem como outras curiosidades sobre o país. Confira.

 

Os idiomas no Canadá

Como dissemos, os idiomas no Canadá considerados oficiais são o inglês e o francês, sendo cada um deles falados predominantemente em determinadas regiões do país.

O Canadá é uma nação bilíngue em virtude de sua colonização, que foi realizada por povos britânicos e franceses a partir do século XVI.

A Carta Canadense dos Direitos e das Liberdades é quem define o bilinguismo como oficial no Canadá.

Isso significa que os 2 idiomas no Canadá têm o mesmo status nos tribunais federais, no Parlamento e em todas as instituições nacionais do país.

Todos os cidadãos canadenses possuem o direito de receber os serviços oficiais do governo do país nos 2 idiomas no Canadá, sempre que exista uma demanda suficientes.

As minorias que tem como língua materna os idiomas no Canadá têm o direito de ter escolas próprias em todas as províncias e territórios canadenses, mesmo que o idioma que falem não seja o mais usado na região.

O inglês é o idioma materno de quase 60% da população canadense, enquanto o francês é idioma materno de cerca de 23% dos habitantes do Canadá e cerca de 18% da população é falante dos 2 idiomas no Canadá.

Além dos 2 idiomas no Canadá considerados oficiais, muitos canadenses também são falantes de línguas como o chinês, o italiano, o alemão, o punjabi, o espanhol, o árabe e o português, em virtude do grande fluxo de imigração para o país.

 

Voltagem e tomada no Canadá

E não são apenas os idiomas no Canadá que apresentam particularidades, a voltagem e o padrão de tomadas no país também pode ser considerado diferente, aliás, essa é uma questão que você deve conferir antes de viajar para qualquer país do mundo.

Isso porque questões como a voltagem e o padrão de tomadas costumam variar bastante de país para país e a maioria das pessoas não costuma pesquisar o assunto antes de viajar.

No Canadá, da mesma forma que acontece nos EUA e no México, adota um padrão variável de voltagem, ficando entre 110V e 127V.

Aparelhos com voltagens diferentes dessas, como 220V, só funcionam no Canadá com a utilização de um adaptador que pode ser encontrado facilmente nas lojas do país.

Já o padrão de tomadas no Canadá é o de 2 pinos retangulares na parte superior e um pino arredondado na parte inferior.

 

Outras curiosidades sobre o Canadá

Além dos idiomas no Canadá, da voltagem utilizada pelos aparelhos elétricos no país e do padrão de tomada canadense, existem outras curiosidades sobre a região que vale a pena você conhecer.

Para isso, separamos uma lista com várias curiosidades sobre o Canadá, confira:

  • A palavra Canadá deriva de k’atana e o significado é pequena povoação;

  • O Canadá se estende por 41% de todo o território da América do Norte, sendo o segundo maior país do mundo em relação ao tamanho, perdendo apenas para a Rússia;

  • A fronteira entre os EUA e o Canadá é considerada a maior fronteira do mundo, em relação a sua extensão territorial;

  • O Canadá é o país do mundo que conta com o maior número de lagos de água doce. Só em Ontário, existem 25 mil desses lagos;

  • Os climas predominantes no país são o temperado e o ártico;

  • No período do inverno, é possível enfrentar nevascas e temperaturas negativas no país;

  • Na de Toronto, as temperaturas podem chegar aos 40 graus no verão e aos 33 graus negativos durante o inverno;

  • O Canadá é considerado um país rico e desenvolvido, que possui o 11º Produto Interno Bruto (PIB) de todo o mundo;

  • O Canadá é um dos países integrantes do G8, o grupo das nações mais ricas de todo o planeta;

  • O Índice de Desenvolvimento Humano do Canadá é bastante alto, sendo o país considerado um dos mais desenvolvidos do mundo;

  • Vancouver fica em 3º lugar entre as cidades com o melhor padrão de vida do mundo;

  • O sistema político do país é a monarquia constitucional com um regime de parlamentarismo, sendo o monarca o chefe de Estado do país, enquanto o primeiro-ministro é o chefe de governo;

  • Cada uma das províncias canadenses é responsável pela escolha do seu próprio idioma oficial entre o inglês e o francês;

  • No Canadá existem 2 hinos considerados oficiais, o hino nacional e o hino real;

  • A Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, também é a rainha do Canadá;

  • 60% da população do Canadá se distribui entre as regiões dos Grandes Lagos e do Vale do Rio São Lourenço;

  • Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Quebec e Winnipeg são as principais cidades do país;

  • A religião predominante no Canadá é o cristianismo e a população do país se divide entre o catolicismo e o protestantismo;

  • No Canadá, em virtude dos diversos programas de imigração, boa parte de seus habitantes são provenientes de outros países do mundo;

  • A proporção de frota de carros no país é de 1 carro para cada 2 pessoas;

Agora você já conhece um pouco mais sobre os idiomas no Canadá e conhece também algumas curiosidades interessantes sobre o país.

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre o Canadá e outros países do mundo, você pode acessar os artigos que postamos anteriormente e também continuar acompanhando as nossas publicações.

Dicas Extras