Enfermeiros na Irlanda

No artigo de hoje iremos falar sobre como se encontra o mercado de trabalho para os enfermeiros na Irlanda. Confira !

Enfermeiros na Irlanda

Enfermeiros na Irlanda são profissionais que possuem alta demanda no mercado de trabalho local e em virtude disso, o governo do país tem se comprometido a cada ano com a abertura de diversas vagas permanentes para a contratação destes profissionais.

Se você já atua ou pretende atuar nessa área e também tem interesse em fazer carreira no exterior, essa pode ser uma grande oportunidade!

Isso porque as vagas abertas para enfermeiros na Irlanda são destinadas, principalmente, para profissionais estrangeiros que desejamatuar no país, dessa maneira, quem já tem formação ou está se formando na área pode encontrar no país a sua chance de fazer carreira internacional.

Confira no artigo de hoje como está o mercado de trabalho para os enfermeiros na Irlanda.

Requisitos para atuar no setor de enfermagem na Irlanda

É importante ressaltar que mesmo com a alta demanda de enfermeiros na Irlanda o processo para conseguir a permissão para atuar no país pode ser bastante complicado e cheio de burocracias.

Em virtude disso, é importante conhecer quais são os requisitos básicos que você precisa preencher para atuar nesta área por lá.

Pessoas que sejam formadas em enfermagem em universidades fora da União Europeia e que desejam ingressar no mercado de trabalho irlandês, em primeiro lugar, precisam se registrar no órgão irlandês que é responsável pela avaliação dos pedidos de trabalho dos profissionais do segmento.

O órgão se chama Nursing and Midwifery Board (NMBI) e você pode acessar o site através do link a seguir: https://www.nmbi.ie/Registration/Trained-outside-Ireland.

No site você encontra uma cartilha que mostra passo a passo detalhado de todo o processo necessário para formalizar a sua inscrição.

Para realizar o seu cadastro no órgão, o profissional precisa ter uma licença sem restrições para a prática da enfermagem. Para obtê-la, você deve entrar em contato com o órgão competente do país no qual você obteve a sua graduação.

Quem já se formou há um período superior há mais de 5 anos, também precisa comprovar uma experiência de pelo menos 1 ano na profissão.

Além disso, aqueles que desejam trabalhar como enfermeiros na Irlanda também precisam comprovar proficiência na língua inglesa através de certificações como a IELTS / OET.

Só são aceitos na seleção os candidatos que possuam notas mínimas de 6,5 pontos em Listening e 7 em Writing e Speaking.

Aqueles que querem atuar como enfermeiros na Irlanda devem apresentar a seguinte documentação para se cadastrar no NMBI:

  • Cópia do passaporte;

  • Histórico da vida acadêmica do candidato;

  • Comprovantes de estágios e de prática clínica.

Depois de realizadas todas as etapas da inscrição, o candidato receberá em sua casa uma carta do órgão que informará se a mesma foi validada ou não, ou ainda se é necessário que ele apresente mais informações ou se precisa realizar algum teste de aptidão.

É possível conseguir uma vaga na rede pública irlandesa

Uma vantagem para aqueles que queiram atuar como enfermeiros na Irlanda é que mesmo sem ter experiência na área depois de formado, existe a possibilidade real de conseguir uma vaga para atuar em um dos hospitais públicos do país.

Alguns dos hospitais irlandeses procuram recém-formados, enquanto outros, dão preferência para profissionais que já possuam alguma experiência na área.

Os enfermeiros na Irlanda podem atuar tanto na rede pública quanto na privada, e em sites de emprego como a Jobs Agency FM é possível encontrar vagas tanto para os recém-formados, quanto para profissionais já com alguma experiência na área de forma gratuita.

É importante ressaltar, entretanto, que o nível de proficiência na língua inglesa precisa ser comprovado em ambos os casos e os requisitos para conseguir uma vaga também são os mesmos, embora a rede privada costume ser mais exigente na contratação dos profissionais.

Vantagens de trabalhar na rede pública irlandesa

Em virtude da falta de profissionais do segmento no país, a demanda por enfermeiros na Irlanda para atuar nos hospitais públicos é muito grande, o que faz com que seja relativamente fácil encontrar uma vaga, mesmo para profissionais estrangeiros.

Além disso, os contratos de trabalho, em geral, são permanentes, o que garante que você tenha um emprego estável no país.

Quanto aos salários, os enfermeiros na Irlanda costumam receber mais do que os profissionais do segmento em outros países da Europa, como Portugal e o Reino Unido.

Outra vantagem é que no continente europeu, os profissionais da enfermagem costumam ser bastante valorizados e reconhecidos.

E tem mais, como a Irlanda é um país de língua inglesa, trabalhando por lá você pode aproveitar para aumentar a sua proficiência no idioma e expandir seu horizonte profissional e a suas chances de conseguir um emprego em outros países europeus que também possuem alta demanda para a profissão.

Entretanto, os enfermeiros na Irlanda que atuam na rede pública também podem enfrentar algumas dificuldades.

Uma das maiores desvantagens é a questão salarial, já que a rede privada do país costuma pagar salários maiores.

Outro problema é que apesar da alta demanda de profissionais do segmento no país, o rigor do departamento de saúde para a validação dos registros de profissionais estrangeiros é alto.

Assim, grande parte das inscrições são recusadas com a justificativa de que falta formação ou treinamento mínimo para que o profissional possa atuar no país.

O registro também pode ser um processo demorado, uma vez que o NMBI costuma avaliar cada candidato detalhadamente antes de responder à solicitação do registro.

Assim sendo, é importante que os estrangeiros que desejam atuar no mercado de trabalho irlandês evitem se arriscar deixando seus empregos no país de origem contando apenas como uma possibilidade de conseguir o registro. É melhor deixar para se mudar depois que o mesmo for validado.

Agora você já sabe como está o mercado de trabalho para enfermeiros na Irlanda e o que deve fazer para conseguir uma das vagas que o governo do país disponibiliza para os profissionais estrangeiros dessa área.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o mercado para outras profissões na Irlanda e sobre como é viver, morar e visitar o país, confira nossas publicações anteriores e continue acompanhando as nossas postagens.

Dicas Extras