Economia da Irlanda

A economia da Irlanda está em destaque, o país é um dos melhores lugares do mundo para trabalhar e investir, nos últimos anos a área econômica vem crescendo muito e apresenta uma das melhores rendas per capita do mundo (5º lugar), e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) está em quinto lugar.

A economia da Irlanda está em destaque, o país é um dos melhores lugares do mundo para trabalhar e investir, nos últimos anos a área econômica vem crescendo muito e apresenta uma das melhores rendas per capita do mundo (5º lugar), e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) está em quinto lugar.

Com uma forte parceria e dependência do setor do comércio, a economia da Irlanda é muito desenvolvida, apesar disso ela não tem muita proporção.

Há um tempo atrás a relação da economia da Irlanda era focada na agricultura, mas com o crescimento de indústrias o foco foi para esse setor que representa 36% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, ajudando no crescimento de exportações e da população.

Confira nesse artigo o crescimento sobre a economia da Irlanda  e como esse país vem se destacando na Europa e no mundo.

O crescimento da economia da Irlanda

Em toda a União Europeia a média do crescimento dos países é de 1,5%, enquanto que a economia da Irlanda vem crescendo muito mais, o seu último registro do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 5,1% superando até mesmo as expectativas do próprio país.

A Irlanda hoje conta muito com o investimento capital estrangeiro, já que com a sua economia em alta tem feito muitas empresas investirem no país.

Empresas multinacionais tem se atraído por esse lugar, pois as organizações oferecem uma mão-de-obra extremamente qualificada.

A economia da Irlanda deu a volta por cima depois da crise que sofreu em 2008, na época o país pediu um plano de ajuda europeu de € 83 bilhões e alguns anos depois conseguiu alcançar esse crescimento de 5,1%, através disso ele vem se tornando o campeão no avanço econômico.

As atividades econômicas que mais se avançam são serviços e indústria, o país é maior produtor de zinco da Europa.

Com esse desenvolvimento na economia da Irlanda, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional) ela ocupa o 7° lugar na posição mundial.

Nos últimos anos o crescimento subiu muito com a expansão da área de construção.

Mas o que tem movido realmente o avanço da economia da Irlanda é o aumento no consumo e as exportações.

Agora que o desemprego é muito baixo, as pessoas podem voltar a consumir, pois ouve um grande investimento gerando mais empregos.

O que causou um grande crescimento no país também foi a facilidade da regulamentação fiscal da Irlanda para as multinacionais, as autoridades começaram a deixar menos exigente a abertura de empresas estrangeiras que desejavam se instalar no país, ajudando na economia da Irlanda.

O crescimento hoje tem sido sustentado por empresas multinacionais e pelo investimento na área da construção.

Dessa forma o desemprego caiu para 4,1% e vai continuar descendo, pois prevê mais rendimento com essas empresas sendo abertas no país.

A Irlanda supõe um impacto no crescimento, com o Brexit em vista pode causar um abalo porque o país tem uma parceria comercial com o Reino Unido.

O segredo do crescimento da economia da Irlanda

Os baixos impostos têm sido o segredo para ajudar no crescimento da economia da Irlanda.

O país se tornou um lugar atraente para as empresas de alta tecnologia, por causa da redução de alíquotas tornando a Irlanda mais competitiva.

Em torno de 10,5% tem sido a alíquota, então muitas multinacionais veem esse país como um ótimo um lugar e é algo melhor ainda para o desenvolvimento.

Com essa facilidade mais de 600 empresas americanas trabalham no país, elas foram atraídas com o crescimento de 24,3% em 2015, desde então vem gerando grande renda per capita, empregos, consumo e cargos com um alto salário, por isso o avanço na economia da Irlanda.

A alíquota também é menor que a do Estados Unidos, mesmo que o país tenha diminuído para 20% isso é surpreendente.

Quando comparado com alguns países que fazem parte da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a alíquota é quase menos da metade, por exemplo, na Bélgica é 32%, resultando em grande investimento por empresas estrangeiras.

É certo que quando se abre as portas para o investimento estrangeiro tornando o lugar atrativo é possível ver um grande crescimento econômico.

Em uma análise sobre essa baixa da alíquota aponta que se aumentar essa taxa, a economia pode ser afetada.

Houve muitas controvérsias quanto a alíquota e como a economia da Irlanda cresceu tanto nos últimos dois anos.

Mas como a taxa é uma das mais baixa para um país desenvolvido, atraiu muitas empresas garantindo um aumento econômico impressionante.

A base das maiores empresas de internet do mundo como Google, Paypal, Yahoo, Facebook entre outras se instalam na Irlanda.

Algumas atitudes do governo para ajudar a economia da Irlanda sair da crise e crescer foram cortando os gastos públicos que contribuiu para reduzir a dívida, junto com a desvalorização do Euro que favoreceu para as exportações que vem crescendo desde 2015.

O mercado de trabalho na Irlanda

A informação sobre o mercado de trabalho tem muito a ver com a economia da Irlanda.

Com esse grande desenvolvimento o número de empregabilidade aumentou gerando empregos tanto para expatriados como estrangeiros.

O crescimento não se limitou a uma parte do país, é incrível que em qualquer lugar seja a capital ou interior é possível ter uma oportunidade.

A pesquisa da agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat) afirma que o nível de desemprego foi o baixo desde 2010.

A notícia é boa para quem mora no país ou deseja seguir uma carreira no exterior.

Algumas grandes empresas têm dado oportunidades, a Microsoft por exemplo, anunciou mais de 700 vagas, assim como outras que estão anunciando e contratando todo o tempo, a ideia de abertura de novas empresas para a economia da Irlanda garantiu essas possibilidades no mercado.

As áreas que mais se destacam são de engenharia (eletrônica, elétrica, civil, entre outras), farmacêutica, área de TI e contadores.

Agora você tem informações sobre a economia da Irlanda e como esse país vem crescendo nos últimos anos ajudando empresas e trabalhadores conseguirem grande possibilidades, se você gostou desse conteúdo continue nos acompanhando que sempre estamos com novidades.

Dicas Extras

Muitos que desejam sair do Brasil perguntam quais melhores paises para se imigrar. Confira neste Como Morar em Portugal.

Conheça o artigo sobre O Guia Completo viver na Suíça.

Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos, além disso, conheça mais sobre o guia de Intercâmbio: Um guia completo para você entender do início ao fim.