Curriculum vitæ - Conheça o EuroPass

Para te ajudar, no artigo de hoje você vai descobrir o que é um Curriculum vitæ EuroPass e quando vale a pena usá-lo. Confira.

Curriculum vitæ - Conheça o EuroPass

Você está interessado em fazer carreira internacional na Europa e está pensando em começar a buscar uma vaga de emprego por lá? Já ouviu falar no Curriculum vitæ EuroPass? Se não, talvez valha a pena conhecer o que ele é e se ele pode te ajudar a conseguir a sua oportunidade de trabalho.

Existe um grande debate a respeito do uso do Curriculum vitæ EuroPass para responder uma oferta de trabalho.

Pode ser que em alguns momentos seja vantagem enviar esse modelo de currículo, mas em outros casos, pode ser melhor evita-lo. Existem vantagens e desvantagens de usar o modelo de Curriculum vitæ EuroPass e quem está em busca de uma vaga na Europa deve conhece-las.

Para te ajudar, no artigo de hoje você vai descobrir o que é um Curriculum vitæ EuroPass e quando vale a pena usá-lo. Confira.

O que é um Curriculum vitæ EuroPass?

O Curriculum vitæ EuroPass é um modelo de currículo padronizado criado pela União Europeia que permite que o seu currículo seja criado através do preenchimento de alguns formulários que estão disponíveis na internet.

É composto por 5 documentos usados para apresentar as qualificações e as competências de uma forma mais clara e que possa ser compreendida em todo o continente europeu.

O Curriculum vitæ EuroPass é basicamente um formulário e do ponto de vista gráfico, todos os currículos criados a partir desse modelo são bem parecidos.

Quando usar ou não o Curriculum vitæ EuroPass?

Se você está procurando um emprego na Europa, na hora de se candidatar a uma vaga, você deve ter cuidado e pensar em todos os detalhes.

Existem diversos erros que você deve evitar, além de estratégias que devem ser usadas para chamar a atenção dos recrutadores, e a preparação do seu CV de forma cuidadosa faz parte desse processo.

Dessa maneira, antes de se candidatar a uma vaga, você deve analisar a oferta, a empresa na qual deseja trabalhar e também o país escolhido. E é nesse momento que você deve decidir se vale a pena ou não usar o Curriculum vitæ EuroPass.

Muitos recrutadores preferem um currículo nesse modelo, em especial instituições governamentais da Europa, mas em alguns casos, ele não é o mais adequado.

Por isso, você deve antes de mais nada analisa a empresa para qual vai se candidatar a uma vaga e saber qual tipo de currículo é o ideal e quais informações sobre você ela espera receber no documento.

Além disso, para escolher o modelo de currículo que você vai enviar, você deve considerar também o país da empresa na qual você está buscando uma oportunidade de trabalho.

Em Portugal, por exemplo, até alguns anos atrás o Curriculum vitæ EuroPass era o mais usado, mas atualmente, a tendência é que os recrutadores prefiram currículos de uma página, construídos sob medida para a candidatura e com uma forte identidade gráfica.

Em muitos países, candidaturas usando o modelo EuroPass podem nem ser aberta, como por exemplo na França.

Vantagens e desvantagens do modelo de Curriculum vitæ EuroPass

Existem uma série de vantagens e desvantagens de usar um Curriculum vitæ EuroPass para se candidatar a um emprego na Europa. Confira quais são a seguir.

VANTAGENS

  • É uma forma rápida e fácil de escrever o seu currículo;

  • Permite que as suas informações profissionais sejam organizadas de uma forma estruturada;

  • É fácil destacar suas experiências profissionais e as suas competências.

DESVANTAGENS

  • Você é obrigado a organizar a informação do currículo em uma estrutura que não permite dar a sua cara ao documento;

  • Em geral, é longo e a leitura é dificultada pelas tabelas de competência linguística, por exemplo, não permitindo uma análise rápida do documento;

  • Muitos dos campos do currículo contam com informações que podem ser desnecessárias para a empresa.

Como preencher e baixar o Curriculum vitæ EuroPass

Como dissemos, em alguns casos, pode ser vantajoso usar o Curriculum vitæ EuroPass para se candidatar a uma vaga de emprego no continente Europeu, em especial se a oportunidade de trabalho vem de alguma agência ou instituição governamental.

Para baixar o Curriculum vitæ EuroPass você deve acessar o Portal Europass através do seguinte endereço online: www.europas.cedefop.europa.eu.

O modelo está disponível em português (de Portugal), inglês e mais outros 29 idiomas.

Para te ajudar, o site disponibiliza uma série de indicações para auxiliar o preenchimento do seu Curriculum vitæ EuroPass.

Ainda que o modelo de currículo pressuponha o preenchimento de um formulário pronto, cabe a você inserir suas informações de forma a torna-lo atraente para os recrutadores.

É recomendado que você tenha atenção e pense em formas de deixar o seu currículo melhor e não cometa erros de ortografia ou de gramática.

As suas experiências profissionais e as suas competências, devem ser enumeradas de uma forma clara e objetiva. Além disso, você deve adaptar as informações para a vaga e para a empresa na qual você deseja ser contratado.

Considerando tudo isso, saber como elaborar um bom currículo ou personalizar o mesmo não é o suficiente. Você deve pensar também sobre o modelo mais adequado para a vaga que você vai se candidatar.

Tenha em mente que muitas empresas e muitos países não consideram o modelo de currículo Europass como o ideal, bem como muitas empresas e países preferem que o mesmo seja utilizado para a candidatura de vagas.

Na verdade, qualquer modelo de currículo pode ser válido para que você consiga o tão sonhado emprego no continente europeu, o ideal é que o documento enviado possa ilustrar da forma adequada quais são as suas competências, habilidades e experiência profissionais.

O mais importante é que você consiga chamar a atenção do recrutador e demonstrar através dele que você é a pessoa mais indicada para aquele trabalho.

Agora você já sabe o que é Curriculum vitæ EuroPass e quando usar esse modelo de currículo pode ajudar ou não você a conseguir uma oportunidade de trabalho no continente europeu.

Se você gostou deste artigo e quer ver mais conteúdo sobre viagens, trabalho, estudos e moradia fora do Brasil, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores.

Dicas Extras