Como morar na Irlanda - Guia Completo

A Irlanda tem se tornado um dos destinos mais escolhidos pelos brasileiros. É um país por natureza receptivo e inserido em outras culturas. Por isso trazemos nesse artigo informações vitais para você que deseja morar na Irlanda. Confira abaixo o guia completo de como morar na Irlanda:

 

A Irlanda tem se tornado um dos destinos mais escolhidos pelos brasileiros. É um país por natureza receptivo e inserido em outras culturas. Por isso trazemos nesse artigo informações vitais para você que deseja morar na Irlanda. Confira abaixo o guia completo de como morar na Irlanda:

1 Primeiro Passo: O que você precisa para morar na Irlanda

Primeiramente ao decidir imigrar para a Irlanda, você precisa saber se comunicar no idioma que eles usam: o inglês e irlandês. Não se preocupe tanto em aprender irlandês pois todos falam mais inglês mesmo. Certifique-se também que seu passaporte está na validade e totalmente regularizado. Após isso, inicie os planos para obter o visto necessário para morar ou trabalhar na Irlanda.

2 Tipos de vistos para morar na Irlanda

Ao decidir imigrar para a Irlanda, é necessário verificar se seu passaporte está regularizado e dentro da lei. Depois disso, veja qual visto você se encaixa melhor. Confira:

Stamp 0 – Estada temporária ou Permissão limitada

Esse visto é para pessoas que são visitantes acadêmicos ou prestadores de serviços enviados para exercer tarefa específica. Com esse visto não é permitido que o estrangeiro arrume emprego ou abra negócio. Permanência máxima de 90 dias.

Stamp 1 – Visto de trabalho

O Stamp 1 é visto para trabalhar no país. O estrangeiro precisa ter uma proposta de uma empresa na Irlanda para receber esse visto. Geralmente, são pessoas que possuem o Work Permit, Green Card ou permissão para administrar negócios, ou possuam o visto de residência na Irlanda.

Stamp 1A – Visto de Trainee

Esse visto é o mais limitado. São para estudantes de curso de contabilidade. Com esse visto é permitido que o cidadão atue como trainee em tempo integral, se seguir as regras, termos e condições específicas.

Stamp 2 – Visto de estudante com permissão de trabalho

É o visto mais usado, principalmente por intercambistas. É concedido ao imigrante para frequentar aulas podendo trabalhar até 20 horas durante o período de aulas. Para este visto deve-se matricular em um curso com duração mínima de 25 semanas. A validade do visto é de 8 meses.

2.1 Processo de Imigração na Irlanda

Para imigrar para a Irlanda, você deve entrar em contato com o órgão responsável por isso. Geralmente indo até o consolidado você já é direcionada ao departamento de imigração que é administrado pela Garda National Immigration Bureu (GNIB). Lá te oferecerão informações de documentos e entrevistas para saber sua real intenção ao entrar no país. Não tenha medo. É um processo de imigração comum.

3 As melhores cidades na Irlanda

Dublin

Não poderíamos deixar de citar a cidade mais visitada e famosa da Irlanda. A cidade tem sua beleza em cada ponto. Possui um custo de vida mais alto, porém vale a pena viver nela. A vida noturna é agitada com pubs charmosos e festas folclóricas. Lá você encontra uma das universidades mais antigas do mundo, o Trinity College. Além de vários centros turísticos. Ótima cidade para imigrar na Irlanda.

Cork

Essa é uma cidade cheia de brasileiros. Conhecida por grandes empresas de tecnologia fixarem-se lá. Possui uma vida noturna agitada com opções para os apreciadores de cerveja e destilados, e muito mais. Além de pontos turísticos e paisagens de tirar o folego.

Kilkenny

Uma cidade que preserva sua história medieval. Mas não abre mão de oferecer modernidade aos seu moradores. É repleta de pubs, bares, restaurantes, lojas e diversos eventos. Um dos eventos mais famosos é o Ireland Medieval Week. Festival que revive a era medieval. Para quem deseja imigrar para a Irlanda, há oportunidades em ensino superior e cursos de inglês.

Galway

Cidade com um litoral badalado e boêmio. Além de paisagens naturais maravilhosas para conhecer. O custo de vida é mais baixo e por isso, muito a escolhem como destino para morar. Lá está situado o aquário nacional do país, a Atlantiquaria que conta com mais de 170 espécies marinhas de água doce.

Limerick

É uma cidade que reúne os jovens e também o passado viking. Sua população é maioria de pessoas até 30 anos. Há vários pontos preservados que contam a história do local. É uma das cidades que mais recebem intercambistas. Se você deseja imigrar para a Irlanda, Limerick é uma ótima opção.

4 Como é morar na Irlanda

Morar na Irlanda é estar aberto a nova cultura e povo. Dependendo da cidade que você escolhe morar estará mais em contato com a cultura irlandesa ou não. Há cidades como Dublin que você encontra pessoas do mundo todo, inclusive muitos brasileiros. Talvez se sinta menos sozinho. No país, tem costumes diferentes do nosso como qualquer outro. Portanto, vá de mente aberta e disposto a sair da zona de conforto. Lá possui facilidades que no Brasil já não encontra-se como ônibus pontual, comida e moradia barata e muito mais.

5 Quanto custa morar na Irlanda

O custo de vida na Irlanda, assim como em todo lugar, depende da cidade escolhida para morar e também do estilo de vida de cada pessoa. Nessa parte do guia, mostraremos os valores médios de quesitos indispensáveis para sobrevivência. Vamos lá.

Aluguel

Na Irlanda, também se trabalha com depósitos. Há proprietários que pedem além do aluguel inicial uma parcela equivalente. O valor médio de um apartamento de dois quarto é 900 euros. Já se você deseja um quarto single, poderá encontrar de 400 a 700 euros.

Alimentação

Ao imigrar para a Irlanda, saiba que possivelmente gastará mesmo com comida. Uma família consegue se alimentar tranquilamente lá com cerca de 400 euros. Esse valor para além da alimentação normal, comer algumas guloseimas. Para quem gosta de comer fora, o preço médio de uma refeição é de 10 euros.

Transporte

O preço da passagem de ônibus pode variar dependendo da jornada. O valor mínimo é de 2 euros. Para estudantes há o Leap Card assim podem obter desconto na passagem. Outra opção é o cartão Dublin Bikes, que custa 20 euros anuais e permite usar bicicletas do programa em vários pontos da cidade.

6 Vantagens e desvantagens de morar na Irlanda

Listaremos abaixo algumas vantagens e desvantagens de imigrar para a Irlanda para te preparar. Confira:

Frio – Na Irlanda é extremamente frio e a úmido. Lá chover cerca de 130 dias no ano. Para nós brasileiros, é um desafio esse clima. Por isso, abasteça-se de casacos assim que chegar lá.

Higiene – Sabemos que os europeus tem fama de não gostarem de tomar banho. E na Irlanda não é diferente. Dependendo de onde você morar, tem até restrição de quantidade de banhos por pessoas. Não só isso mas eles também não escovam os dentes tantas vezes ao dia.

Trabalho – A taxa de desemprego tem diminuído na Irlanda e assim tem mais oportunidades de empregos. Para fazer entrevistas é necessário preencher os requisitos inclusive ter o visto regularizado.

Saúde – Se você vai para fazer intercambio, o acesso a saúde é limitado. Isso é uma desvantagem. O plano privado só cobre emergência. As consultas e procedimentos são cobrados a parte. Uma consulta custa em média 40 a 60 euros.

Povo hospitaleiro – Essa é uma das maiores vantagens. Os irlandeses recebem bem as pessoas e oferecem um xicara de chá. É bom aceitar. Ótima vantagem para quem deseja imigrar para a Irlanda.

7 Viver na Irlanda

Viver na Irlanda é uma experiência inesquecível. Você estará em contato com um país repleto de cultura, paisagens belíssimas, pessoas hospitaleiras e costumes diferentes dos nossos em alguns aspectos. Além de ter a chance de estudar em universidades renomadas. Ótimo destino e por isso muitos tem escolhido morar na Irlanda.

8 Como é o sistema de Saúde na Irlanda

Na Irlanda, todos que residem tem direito à saúde pública, somente no caso de estudantes que não são europeus, é necessário ter um seguro de saúde privado. Este seguro é tem serviços bem limitados e custa cerca de 100 euros. Aos residentes, podem usufruir do sistema de saúde na Irlanda, o Medical Card, que consiste em um benefício que estejam desempregados e possam comprovar a impossibilidade de pagar suas despesas médicas.

9 Transportes na Irlanda

No transporte público, o valor da passagem pode variar de acordo com a jornada. O valor mínimo é cerca de 2 euros. Para estudantes, há o Leap Card assim podem obter desconto na passagem. Outra opção é o cartão Dublin Bikes, que custa cerca de 20 euros anuais e permite usar bicicletas do programa em vários pontos da cidade. Ou você pode comprar sua própria bike que custa em média 50 euros. Muitos usam esse veículos ao morar na Irlanda.

10 Mais curiosidades

A seguir veja algumas curiosidades sobre a Irlanda:

Na Irlanda chove aproximadamente 128 dias no ano. Portanto, o clima é muito úmido.

Os irlandeses não vivem sem chá. Inclusive, tomam o chá com leite.

O café da manhã na Irlanda é muito importante e farto. Geralmente possui ovos, bacon, torrada, tomate, feijão entre outros.

A taxa de alfabetização da Irlanda é uma das maiores do mundo.

Devido a tradição celta, acredita-se que o Halloween tenha surgido na Irlanda, há dois mil anos.

Dublin é conhecida também por possuir uma das maiores bibliotecas do mundo.

O famosos livro dos recordes, o Guiness Book foi inventado na Irlanda.

Na Irlanda, não paga-se conta de água. Somente as empresas pagam pelo fornecimento.

Em Dublin, a polícia não usa armas. Somente sua presença já traz respeito. Se você deseja imigrar para a Irlanda, lembre-se que ao cumprimentar um irlandês dê um aperto de mão. Pois lá abraços e beijos não são comuns.