Como está a área de Engenharia na Irlanda?

A engenharia na Irlanda vem aumentando a sua importância e só em 2016 , segundo pesquisas, quase 300 mil trabalhadores não são irlandeses. Confira agora esse artigo sobre como está a área de engenharia na Irlanda irá te mostrar o que deve saber. Boa leitura!

Como está a área de Engenharia na Irlanda?

Nesse sentido, a engenharia na Irlanda vem aumentando a sua importância e só em 2016 , segundo pesquisas, quase 300 mil trabalhadores não são irlandeses.

Outros fatores que excitam a grande procura para trabalhar na área de engenharia na Irlanda são: O salário anual que gira em volta de 44 mil euros, e a atenção que se deve ter em relação as exigências do governo irlandês para a autorização de trabalho e as imposições das empresas.

Confira agora esse artigo sobre como está a área de engenharia na Irlanda irá te mostrar o que deve saber.

 

Em busca de vagas na Irlanda

Os órgãos normativos da engenharia na Irlanda são separados por setores como o DTTAS -The Departament of Transport,Tourism and Soport), o Irish Avation Authoruty e o Engineers Ireland. Estes são os departamentos que distinguem o desempenho do profissional da área e fazem o mesmo com os profissionais brasileiros.

No entanto, vale observar que seria de suma importância verificar se o Conselho regional no Brasil dará estrutura para você na contratação fora do país, caso isso seja necessário para a papelada que será pedida pela Irlanda.

Além disso, vale conhecer os tratos que delimitam o ato profissional de engenharia estrangeira e ver se a área a qual você atua exige algo de diferente na hora da aplicação.

Ainda, o Engineers Ireland é um tipo de instituição que administra a profissão no país e oferece, também, uma série de vantagens para os seus membros, incluindo os estrangeiros.

Nesse contexto, percebe-se que é uma ótima oportunidade para conhecer outros profissionais que atuam como engenheiros na Irlanda e que estão mais acostumados com o território, que já sabem como tudo funciona e que podem ajudá-lo a entender melhor o mecanismo do país quanto à profissão.

Esta associação também oferece indicações de vagas e cursos além de estimular o networking.

As exigências do governo Irlandês ( certificação e visto)

  • A permissão de atuação tem duração entre 6 meses e 2 anos (dependendo do consentimento do governo e da documentação da companhia a qual você irá trabalhar);

  • Dependendo da área de atuação, deverá ficar, no mínimo, 12 meses no mesmo emprego;

  • É viável renovar a certificação, depois desse período ( mas tudo com a aprovação do governo, pois sem ela será muito difícil fazer qualquer coisa no país para se sustentar);

  • Após obter a permissão, você terá os mesmo diretos e deveres como um engenheiro na Irlanda;

  • A permissão é emitida com facilidade para vagas como engenharia;

  • As áreas da engenharia na Irlanda fazem parte da Highly Skilled Eligible Occupations List, que nada mais é do que uma lista de setores autorizados para mão de obra estrangeira;

  • Hoje em dia todo o sistema pautado é feito online;

 

Algumas vantagens de ser engenheiro(a) na Irlanda

Em áreas profissionais como a engenharia, há a necessidade de obter algo além do conhecimento técnico e a cada geração o currículo deve apresentar mais e mais experiências tanto nacionais quanto internacionais.

Para quem acabou de se formar em engenharia, o começo de tudo é optar pelo intercâmbio profissional que pode ser feito até mesmo por um programa dentro da empresa para a qual você trabalha.

O intercambio ajudará na troca de conhecimento, para que futuramente você possa ser chamado para a construção de um plano de ampliação da empresa a qual atua para outros mercados.

 

Melhoria do currículo

Novos aprendizados

Todo o conhecimento adquirido é extremamente importante para muitas empresas, essa sabedoria pode ser usada para muitas ideias que podem ser aplicadas. Para quem tem essas ideias, se tornará uma prática que ajudará ao longo da vida profissional.

 

Networking

Para ter mais resultados nas buscas para vagas de emprego, use as palavras chave da área em que atua. Muitas redes sociais também podem ajudar sendo uma boa fonte de informações para obter uma ampliação na sua rede de contatos.

 

Oportunidade de atuar em outra área

Durante o período de intercâmbio, algumas empresas dão oportunidades de o profissional atuar em outras áreas que é uma chance muito boa para o engenheiro fazer um aprofundamento no setor que sempre quis. Essa oportunidade, infelizmente não é tão desenvolvida no Brasil.

 

Dobrar as chances de fazer projetos

Este é um grande privilégio pois muitas vezes aqui no Brasil o engenheiro não consegue inovar da forma que deseja e em um novo país, com costumes diferentes, além de recursos e incentivos.

 

Busca por contatos

Com a ajuda da tecnologia, fica cada vez mais fácil fazer networking e agilizar a sua busca por contatos.Aplicativos como o LinkedIn, o Facebook e o Instagram tem grupos, vídeos ou posts de pessoas que estão ou já passaram pela mesma situação que você.

 

Programas de intercâmbio

E se por acaso você é estudante de engenharia e está querendo fazer uma especialização na Irlanda, há programas que , por convênio, ajuda na possibilidade de ser admitido para universidades e cursos de pós-graduação ou mestrado.

Agora que você engenheiro(a)  já sabe de tudo o que é preciso para conseguir um bom emprego, tenho certeza de que irá conseguir é só tomar coragem. Continue acompanhando o nosso blog e terá muitas novidades.

Dicas Extras