Cidadania Espanhola

A Espanha tem sido um grande alvo destas pessoas que, assim como você, buscam condições ideais para realizar seus sonhos e ser feliz. No artigo de hoje, você irá aprender como funciona o processo de Cidadania Espanhola e como tirar sua cidadania espanhola. Boa Leitura!

Cidadania Espanhola

Como é a Espanha para os brasileiros?

Um Panorama Geral à respeito do País das Touradas

A Espanha é um país que, dentro de seus limites, acolhe centenas de imigrantes todos os anos. Este fator se dá por conta da quantidade de benefícios que o país apresenta para seus habitantes, além de, claro, ofertar um grau de satisfação alto com a qualidade de vida dos espanhóis.

Não é surpreendente que a política de acolhimento de imigrantes não se dê de forma agressiva e reclusiva na Espanha, afinal, os espanhóis são caracterizados como pessoas solícitas, dispostas a compartilhar os benefícios de seu país e muito calorosas principalmente com os brasileiros - que conquistam boas oportunidades de trabalho devido à fama de serem esforçados, trabalhadores e confiáveis.

Geralmente, os brasileiros notam claramente os inúmeros contrastes sociais, que podem ser vistos em:

  • Escolas e Instituições de Ensino Espanholas;

  • Sistema de Saúde adotado na Espanha;

  • Incentivos do Governo Espanhol em prol da população;

  • Serviços de Saneamento Espanhol, entre outros aspectos básicos.

Faz-se claro que a Espanha fornece melhores condições para que o imigrante tenha uma qualidade de vida melhor, contando com maiores oportunidades para que o mesmo se desenvolva dentro do país. A seguir, observe 10 vantagens de se viver na Espanha.

 

Idioma

Na Espanha, fala-se espanhol, que é um dos idiomas com maior proximidade ao português. Desta forma, o imigrante brasileiro não encontrará muita dificuldade em adaptar-se ou até mesmo comunicar-se diretamente com os espanhóis.

O espanhol também é de extrema utilidade no mercado de trabalho, caso por alguma razão o imigrante opte por viver em outro lugar.

 

Qualidade de Vida

Como citado acima, a qualidade de vida é um dos fatores que definem onde o indivíduo deseja estar. Na Espanha, podem-se citar como itens que agreguem na qualidade de vida de seus habitantes:

  • Um dos melhores sistemas de saúde do mundo;

  • Baixo custo de alimentos;

  • País da Europa com maior esperança de vida;

  • Clima satisfatório, etc.

 

Segurança

Sair de noite em ruas pouco movimentadas, deixar portas destrancadas a maior parte do dia, utilizar celulares em metrôs, ônibus e lugares públicos é algo extremamente natural para todo e qualquer cidadão espanhol. Muitas vezes, este fator é criticado no Brasil, onde os brasileiros não sentem-se à vontade para realizar alguma destas ações.

 

Custo de Vida

O custo de vida espanhol é considerado bem baixo, e é possível levar uma vida bastante confortável com recursos medianos. O que mais chama a atenção de turistas é o baixo custo da alimentação, o que sem dúvidas é um atrativo e tanto.

 

Estudos

As instituições de ensino na Espanha são altamente qualificadas e bem rankeadas mundialmente, sendo reconhecidas com excelência por seu comprometimento, alto nível de qualificação de alunos e são consideradas grandes portas para um futuro brilhante.

 

Cultura Espanhola

A cultura da Espanha é simplesmente encantadora: desde as músicas espanholas até sua história, a Espanha é recheada com adicionais de vários países, formulando uma rica mistura.

 

Gastronomia

Na Espanha, tem-se contato com pratos únicos e que descrevem parte da grande história espanhola. Dentre eles, destacam-se:

  • Paella

  • Cozido Madrileño

  • Gazpacho

  • Churros

  • Fabada Asturiana, etc.

 

Clima

Os brasileiros adaptam-se muito bem à Espanha, pois lá o sol se faz muito presente. Chuva e tempo feio não são comuns na Espanha, o que atrai turistas para inúmeros programas ao ar livre que podem ser realizados no país. Legal, não é mesmo?

 

Transporte Público Eficiente

O transporte público espanhol é muito elogiado pelos imigrantes e por seus próprios habitantes, que são beneficiados com a pontualidade, a boa qualidade dos veículos, a agilidade e a segurança dentro do transporte, além das baixas tarifas.

Uma curiosidade é que o transporte público é utilizado tanto por pessoas com condições financeiras modestas, quanto por pessoas com condições financeiras maiores.

 

Lazer e Entretenimento

A Espanha possui várias praias, zonas verdes, parques e lugares para entreter-se e tirar o foco do trabalho.  

 

Como ter Cidadania Espanhola?

Um Guia Prático para você tornar-se definitivamente um cidadão espanhol

O que é Cidadania? Qual a diferença entre Cidadania e Nacionalidade?

A cidadania e a nacionalidade são conceitos bem diferentes e que, por vezes, confundem os planos de vários imigrantes. A verdade é que existe uma diferença bem atenuante entre as duas, e conhecer este conceito irá auxiliá-lo em suas pesquisas, bem como no planejamento do seu sonho.

A cidadania é a criação de um vínculo político entre uma pessoa e um país. O cidadão não precisa necessariamente ter nascido neste país qual ele usufrui dos direitos, e é possível adquirir cidadania mediante alguns requisitos completos.

Com a cidadania, o indivíduo pode ter acesso ao direito de votar, mas também aos deveres obrigatórios naquele país - como por exemplo, o alistamento militar.

A principal diferença entre cidadania e nacionalidade é que, no caso da cidadania, considera-se uma concessão de direitos, e já a nacionalidade é o reconhecimento do pertencimento à uma nação nas esferas históricas e culturais com a sociedade daquela nação. Vamos à um exemplo?

Supomos que o pai de Carlos (brasileiro), é português. Por logo, Carlos possui historicamente e culturalmente enraizados em sua vida o contato com Portugal. Isto lhe dá o direito de solicitar uma segunda nacionalidade, pois ele se identifica com o país de seu pai.

Já Fernanda conquistou uma oportunidade de trabalho na Itália, e cumpre com todos os requisitos legais para uma solicitação de cidadania. Fernanda não é descendente de italianos como Carlos, mas poderá usufruir de direitos e deveres italianos.

 

Mas… Será que você pode conquistar uma cidadania espanhola?

  1. Morando Legalmente na Espanha

    Depois de dois anos morando de forma legalizada (com os vistos corretos e válidos), você poderá requisitar sua cidadania espanhola. Isso quer dizer que você, brasileiro, deverá ter um visto que comprove os motivos de você residir por dois anos na Espanha, comprovando que sua estadia é legalizada.

    Para que você comece seu processo de solicitação da cidadania espanhola pelo motivo de residência, você deverá obter os seguintes documentos:

    • Formulário preenchido de pedido de nacionalidade;

    • TIE – “tarjeta de residência”, original e cópia (carteira de estrangeiro – residência);

    • O passaporte original e cópia de todas as suas páginas;

    • A certidão de “empadronamiento” (documento que deve ser feito indicando o endereço em que você está vivendo na Espanha);

    • A certidão de nascimento do Brasil, que não pode ter mais de 6 meses e que deve ser devidamente legalizada em cartório brasileiro;

    • Se casado, a certidão de casamento original, que também deve ser legalizada em cartório brasileiro;

    • Documentos original e cópia (vários) que comprovem que tem renda para morar na Espanha (contracheque, contrato de trabalho, entre outros);

    • Prova de conhecimentos constitucionais e sócio culturais da Espanha e o DELE, para avaliar o nível de espanhol, no Instituto Cervantes e apresentar os diplomas conseguidos com os demais documentos.

    1. Casando-se com um Espanhol

    Esta é uma outra maneira de conquistar sua cidadania. Se seu cônjuge é um cidadão espanhol com mais de um ano de residência na Espanha, então a cidadania espanhola é um direito seu. Caso você tenha casado-se antes de Maio de 1975, então você já é legalizadamente espanhol.

    Entretanto, é necessário que o tempo de casamento/ união estável supere 1 ano. São alguns dos documentos pedidos para a entrada no processo:

    • Certidão de nascimento do espanhol e do solicitante;

    • Comprovante de residência

    • Certidão atualizada de antecedentes criminais

    • Certidão de casamento

     

    1. Cidadania por descendência ou por herança

    Se seus pais, ou seus avós são considerados cidadãos da Espanha, então você se encaixa na lista de pessoas que têm direito à cidadania espanhola.

    Em caso de você solicitar sua cidadania por motivo de ser filho de pais espanhóis (ou um dos pais), ou seja, aplicando para um processo chamado “nacionalidade originária”, o processo é facilitado.

    Já no caso de você ser neto de avós espanhóis, é necessário que ainda seja menor de idade, para depois dar entrada no processo de nacionalidade concreta. Se você não é mais um menor de idade, então a saída é residir legalmente na Espanha pelo período de 1 ano. São alguns dos documentos necessários:

    • Certidão negativa com 6 meses de validade

    • Certidão negativa de antecedentes criminais

    • Documento de identidade

    • Passaporte do familiar espanhol

    • Certidão de casamento do familiar espanhol 

    Cidadania para crianças que nasceram na Espanha

    Com certeza você já ouviu o caso de alguma mulher grávida que deu a luz em algum país estrangeiro e requisitou o direito da criança à nacionalidade do país em que nasceu. Casos assim são mais comuns do que se imagina, e muitos casais, levando em consideração aspectos como infraestrutura de hospitais e maternidades, um maior leque de oportunidades possíveis para seus filhos e maior conforto para a família durante este momento especial, planejam o tão sonhado parto no exterior.

    A criança de pais brasileiros, que nasceu na Espanha, tem total direito à nacionalidade espanhola, lembrando que o Brasil considera-as apátridas pelo motivo de não nascerem no Brasil.

    Para dar entrada no processo de nacionalização da criança nascida na Espanha, os pais deverão providenciar vários documentos, dentre eles:

    • Certidão de nascimento da criança

    • Comprovante brasileiro registrando o não reconhecimento da nacionalidade do menor

    • Certidão de nacionalidade dos pais

    • Comprovante do não registro da criança no Brasil

     

    Perguntas Frequentes sobre Cidadania Espanhola

    Ficou ainda mais interessado em entender sobre como conquistar cidadania espanhola? Então fique antenado nesta seção de perguntas frequentes sobre cidadania espanhola, onde você poderá tirar algumas dúvidas e se inteirar mais à respeito deste processo extremamente vantajoso para quem deseja morar na Espanha. Confira!

     

    1. Quanto tempo costuma durar um processo de solicitação de cidadania?

    Normalmente, esta é uma das maiores dúvidas dos futuros cidadãos espanhóis, visto que esta possibilidade provoca ansiedade e expectativas positivas.

    É comum que o tempo aproximado gire em torno de 3 à 5 meses após a entrevista consular. Pode-se contar com um tempo total de 1 ano aproximadamente.

     

    1. Qual o custo com despesas burocráticas?

    Por despesas burocráticas, podemos considerar as traduções juramentadas, retificações de documentos, emissões de documentos, dentre outras particularidades solicitadas de acordo com o caso em que o processo se enquadra. Uma média aproximada é de R$2.000,00.

     

    1. Poderei residir em outros países da Europa com a Cidadania Espanhola?

    É permitido que você resida em qualquer um dos 27 países da União Europeia, sendo um cidadão da Espanha. Legal, não é mesmo?

    1. Qual o primeiro passo que se dá para se tornar um cidadão espanhol?

    Após verificar se você se enquadra em um dos casos citados anteriormente, para se tornar um cidadão espanhol, é importante que você apresente um requerimento junto ao Consulado da Espanha mais próximo da sua residência. Eles realizarão todo o encaminhamento do processo, e também lhe orientarão acerca dos próximos passos.

     

    1. Devo saber falar Espanhol para dar entrada em processos de cidadania espanhóis?

    Em alguns casos, é necessário que seja realizado exames como o CCSE e o DELE A2. Ambos testam além de seu espanhol, seu nível de integração com a cultura da Espanha - o que conta muitos pontos para a aprovação de sua solicitação.

    As perguntas do CCSE são elaboradas pelo Instituto Cervantes, e no próprio website da Instituição, você poderá estudar e observar modelos de perguntas. Elas abordam a legislação do país, governo espanhol, cultura, história e curiosidades gerais. Um exemplo de pergunta: “Quem tem direito à filiar-se à sindicatos?” e “A Guerra da Independência da Espanha transcorreu entre os anos de (...)”.

    Dicas Extras

    10 canais para estudar espanhol online

    Tipos de visto para morar em Malta

    Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

    O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?