Área de Recursos Humanos na Irlanda

Saiba agora quais as etapas que você precisa conhecer para obter o visto e as possibilidades de trabalho na área de RH na Irlanda. Boa leitura!

Área de Recursos Humanos na Irlanda

A Irlanda é um país que tem como língua oficial a língua inglesa e irlandesa. Tem como grande atrativo a qualidade de vida ofertada aos seus moradores.

Sendo um dos países com economia crescente e voltada aos setores de grandes indústrias e serviços, o país oferece muitas oportunidades de emprego, inclusive para estrangeiros qualificados, ou para quem pretende se qualificar nas universidades Irlandesas.

Saiba agora quais as etapas que você precisa conhecer para obter o visto e as possibilidades de trabalho na área de RH na Irlanda.

Vistos de estudante na Irlanda

Um dos meios de conseguir a permanecia no país é obtendo o visto de estudante. As universidades na Irlanda são reconhecidas como as melhores do mundo, e estão de portas abertas para estudantes internacionais que queriam fazer graduação, mestrado ou doutorado ou outros cursos livres.

Se você já tem experiência na área, pode emitir um visto para o estudo de inglês, e permanecer entre 6 e 8 meses, e trabalhar com RH na Irlanda no tempo livre (part. time).

Por ser um trabalho administrativo, de interação e comunicação com o público, conta muito a fluência em inglês na hora de conseguir um emprego em recursos humanos.

Também é possível fazer cursos de longa duração. Para a área de RH na Irlanda não necessariamente é preciso ter formação em psicologia. Outra opção são as pós-graduações com o tempo de um ano e oferecem a Afiliação do Instituto Chartered de Pessoal e Desenvolvimento (CIPD)

Ao finalizar o curso, os estrangeiros têm a oportunidade de ainda permanecerem no país por uma média de 12 meses para aplicar visto de trabalho na área de formação.

Em 5 anos consecutivos de trabalho na Irlanda, é possível obter um visto de trabalho permanente no país, assim você tem os mesmo direitos trabalhista que os cidadãos

 

Vistos de trabalho na Irlanda

Para seguir carreira de Rh na Irlanda uma dica é começar como estagiário dentro de uma empresa e com o tempo ir subindo o nível, com você já sendo funcionário fica mais fácil obter um emprego efetivo.

Porém é possível conseguir um “work permit” ainda dentro do Brasil, através de redes sociais como o Linkedin ou em outras plataformas voltadas para recrutamento de pessoas.

São ofertados vistos para cônjuges de um cidadão Irlandês, ou se seu companheiro ou companheira tenha um visto legal dentro da Irlanda.

Se você se insere neste último caso, você pode entrar com o processo de reagrupamento familiar e logo conseguir autorização de trabalho em tempo integral.

Há ainda o visto 1G “Graduate Scheme", voltado para estudantes não europeus e graduados há pouco tempo, e ganham permissão de trabalhar durante um ano no país.

Na hipótese de você ter cidadania europeia suas chances de trabalhar com Rh na Irlanda ficam mais fáceis, pois não precisará se preocupar com o processo de vistos de trabalho.

Pode parecer difícil e burocrático, mas não desanime, existem muitas opções de vistos com permissão de trabalho e com certeza vai ter um processo ideal para você. Faça contato com empresas que trabalhem com Rh na Irlanda e busque conhecer o perfil delas e continue sempre estudando e se aperfeiçoando.

Lembrando que o conhecimento em inglês é fundamental, as empresas exigem fluência oral e escrita, então invista na língua estrangeira.

 

O mercado de RH na Irlanda

Por ser um país com economia forte e com grande desenvolvimento tecnológico, muitas empresas estão instaladas no país.

Assim o mercado de Rh na Irlanda está bastante aquecido, com grandes oportunidades entre pequenas, médias empresas e até multinacionais.

No entanto as vagas são ofertadas para profissionais qualificados, com experiência dentro do país, por isso, mesmo que você seja um grande profissional no Brasil, esteja aberto e disposto a recomeçar na carreira. Claro que seus conhecimentos serão válidos, mas as empresas podem oferecer cargos do tipo estágio ou júnior.

O certificado CIPD citado mais acima, é fundamental e facilita muito para conseguir emprego em RH na Irlanda e pode ser feito como um pós-graduação durante 1 ano.

Procure se especializar na carreira dentro de uma área, os serviços de Rh na Irlanda são bem setorizados. Antes de aplicar para várias oportunidades, leia atentamente cada descrição da carreira e veja se você é capacitado para o serviço. Não é comum uma única pessoa fazer de tudo, o ideal é se focar em um segmento.

As áreas disponíveis geralmente são: “Sourcing Specialist” no qual atuam na área de seleção de currículos, há muitas vagas de estágio na área sendo oferecidas.

Os “Recruitment Specialist” são encarregados pela seleção do pessoal e das entrevistas, é este que seleciona você para continuar a concorrer à vaga ou não.

Há a área de “RH” no qual a função é mais burocrática, como rotinas trabalhistas, folha de pagamento; e administrativa com os membros da empresa.

E também a função de “Recruitment Consultant”, que é um consultor de recrutamento, e este tem conhecimento sobre as oportunidades de vagas no mercado.

Existem muitas possibilidades de ingressar na carreira de Rh na Irlanda, neste artigo vimos os processos de vistos de estudos e trabalhos, e também os caminhos a serem seguidos, além das divisões da carreira. Escolha qual a melhor forma para você e que se adeque ao seu interesse e ao seu nível profissional.

Mudar de país requer muito planejamento, autoconhecimento e coragem. O trabalho de RH tem a vantagem de ser uma profissão com grande demanda no mercado.

Mas lembre-se de sempre continuar se especializando, o mercado requer profissionais qualificados e que sejam bons em suas áreas de trabalho.

Se você gostou das orientações deste artigo, continue acompanhando nossas postagens, você poderá encontrar outros conteúdos que sejam do seu interesse e que complementará nas informações necessárias para dar esse grande passo em sua vida pessoal e profissional.

Dicas Extras